Baal HaSulam sobre Percepção da Realidade
Traduzido de: Kabbalah Today issue #5
"..os nossos cinco sentidos e a nossa imaginação não nos oferecem mais que a revelação das acções da essência, mas não a essência em si. Por exemplo, o sentido da visão oferece-nos apenas sombras da essência visível, de acordo com o como são formadas antagonicamente à luz. Similarmente, o sentido de audição é apenas uma força que embate com certa essência no ar. O ar é rejeitado devido à sua força, embate no nosso tambor auditivo e ouvimos que há certa essência na nossa proximidade.
"O sentido de olfacto é apenas ar que vem da essência, entra em contacto com os nervos olfactivos e cheiramos. Assim como, o sentido do paladar é apenas o resultado do toque de certa essência nos nossos nervos gustativos. Então, tudo o que estes sentidos nos oferecem é apenas uma manifestação das operações que derivam de certa essência mas nada da essência em si.
"Mesmo [com] o sentido do toque, o mais forte dos sentidos, separando o quente do frio e rijo do macio, todas estas são apenas manifestações de operações dentro da essência; estes são apenas incidentes da essência. O quente pode ser arrefecido, o frio aquecido; o sólido tornado liquido através de operações químicas e o liquido [pode ser] transformado em ar, ou seja apenas vapor, quando qualquer discernimento nos nossos cinco sentidos deixa de ter validade. Todavia, a essência ainda existe, pois você pode uma vez mais tornar o ar em liquido e o liquido em sólido.
"Então, você vê evidentemente que os cinco sentidos não nos revelam nada acerca da essência de todo, mas apenas incidentes e manifestações de operações da essência. É sabido que o que não conseguimos sentir, também não conseguimos imaginar; e o que não conseguimos imaginar, também não conseguimos contemplar; não temos forma alguma de o percepcionar.
"O que se segue, é que o pensamento não tem percepção qualquer da essência.
Para além do mais, nós nem sequer sabemos a nossa própria essência. Eu sinto e sei que ocupo determinado espaço no mundo, que sou sólido, quente e que penso e que outras tais manifestações de operações da minha essência. Porém, se me perguntar qual é a minha essência, da qual todas estas manifestações derivam, não lhe saberei responder.
"Desta forma você pode ver que a providência nos impediu de alcançar qualquer essência. Só alcançamos manifestações e reflexões de operações que derivem das essências."
--Rabi Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) “Prefácio ao Livro do Zohar”
Fontes de Cabala: Baal HaSulam sobre Percepção da Realidade
ARTICLE: Matter and Form in the Science of Kabbalah - Article by Rav Michael Laitman, PhD
ARTICLE: Preface to the Book of Zohar - the original article by Baal HaSulam
VIDEO: Kabbalah, Science and the Perception of Reality
E-BOOK: Introduction to the Book of Zohar - Commentary by Rav Michael Laitman, PhD on Baal HaSulam's articles "Preface to the Book of Zohar" and "Introduction to the Book of Zohar"
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal