Condições para o Desenvolvimento Espiritual da Mulher
As mulheres necessitam de menos condições para avançarem espiritualmente do que os homens.
A Kabbalah afirma que, se um homem quer progredir espiritualmente, ele é obrigado a casar e a ter uma família. É da sua responsabilidade cumprir estas obrigações. Caso contrário, ele não avançará espiritualmente.
Uma mulher, por outro lado, pode avançar espiritualmente mesmo não sendo mãe ou esposa. Além disso, se ela tem meios de subsistência, ela também pode optar por não trabalhar.
Isto é, em comparação a um homem, uma mulher é relativamente auto-suficiente e pode crescer espiritualmente sem muitas das condições externas que se aplicam aos homens. Assim, do ponto de vista espiritual, ela é uma criatura muito mais perfeita do que o homem.
Um homem tem de superar-se constantemente para se convencer de que vale a pena continuar no caminho espiritual. Ele é menos susceptível ao avanço espiritual do que uma mulher, que naturalmente aspira a tudo o que é espiritual. Ela está disposta a aceitar, sentir e compreender todas as transformações espirituais que acontecem dentro dela. Ela anseia por isso.
A necessidade de ascensão espiritual manifesta-se muito mais numa mulher. Ela sente-se insatisfeita com o nosso mundo, decepcionada com a família e com o trabalho. Um homem procura prazeres tolos, como o futebol, cerveja, amigos e assim por diante, e depois perde-se neles. Ele vive atrás de falsas metas. Uma mulher não faz isso. Ela percebe o vazio de forma mais interna e aguda. Ela não se satisfaz com tais objectivos mesquinhos e analgésicos temporários. Frequentemente, ela embarca numa busca espiritual e vem estudar Kabbalah.
Nós vemos isto acontecer em todo o mundo. Mais de metade dos 1,3 milhões de estudantes no âmbito do Instituto Kabbalah são mulheres.
Material Relacionado:
Mulher