A Lei do Amor
Por Lior Gur
Traduzido de: Kabbalah Today issue #2
A Lei de equivalência de forma determina de que ser próximo a algo significa ser similar a este algo. Para ser próximo ao Criador, precisamos apenas de tornar as nossas qualidades próximas às Suas.
Que mundo interessante em que vivemos! Você e eu podemos estar a um metro de distância, falando um com o outro, vendo, ouvindo e até talvez sentindo o cheiro um do outro. Porém, não ter qualquer ideia acerca do que você possa estar a pensar e do que quer verdadeiramente. Talvez neste preciso momento você esteja a pensar em alguém que viva num local diferente ou mesmo num tempo diferente.
Casais "levam" os que lhe são queridos para onde quer que seja. Muito honestamente, as pessoas apaixonadas são as pessoas mais enfadonhas com quem podemos conversar: podem até estar em frente a si, mas as suas mentes estão constantemente no seu charmoso/adorável/maravilhoso/inteligente (escolha ou adicione o seu favorito) amado.
Se, apesar, você me perguntar quem estava sentado ao meu lado esta manhã durante a minha viagem de meia-hora no metropolitano até ao trabalho, ou quem estava próximo a mim na noite passada na fila para comprar bilhetes para o cinema, duvido que me consiga lembrar. Isto porque enquanto esperava na fila ou andava de comboio, a minha mente derivou para outros lugares, tempos e temas.
Em termos simples, proximidade física não é proximidade interna. Pensamos, sentimos e imaginamos o que nos é próximo, o que queremos a sério. Esta é a nossa vida interna.
Equivalência Física
Se observarmos a lei da equivalência da forma na natureza, iremos ver que não é uma nova descoberta. Claramente, conseguimos apenas detectar o que os nossos sentidos conseguem captar.
O olho, por exemplo, consegue captar imagens ao receber cumprimentos de onda específicos entre as cores purpura e vermelho. É por este motivo que não conseguimos ver cumprimentos de onda mais curtos que o purpura, como o ultravioleta, a olho nu. A abelha, por outro lado, consegue ver o ultravioleta e isto permite-a de detectar diferentes tipos de flores que nós humanos não conseguiríamos distinguir.
Todos sabemos que o nosso mundo contem muitas frequências, maior parte das quais não conseguimos receber, embora nos afectem. Pensemos nos raios-x, por exemplo, ou ondas de rádio. Com o instrumento certo- um que consiga traduzir estas ondas para um cumprimento que os nossos órgãos possam captar- iremos ser capazes de detectar essas ondas no espaço que nos rodeia.
Que faria você se lhe perguntasse o que está a passar neste momento na sua estação de rádio favorita? Muito provavelmente, diria que não sabe (a menos que esteja a ouvir essa estação neste momento). Mas se ligasse o rádio e mudasse a frequência para a sua estação predilecta, imediatamente saberia a resposta.
Como "sabia" a rádio o que estava no ar na sua estação favorita? Não há um pequeno homem lá dentro, a cantar e a falar para tornar o seu serão mais agradável. A rádio só funciona num cumprimento de onda, uma frequência que existia no ar antes de o ligarmos. Isso ajuda-nos a transformar a mensagem criada na estação de rádio de um cumprimento de onda imperceptível a um que os nossos ouvidos consigam detectar.
Equivalência Espiritual
A lei de equivalência de forma funciona no mundo espiritual também. Mas na espiritualidade, tudo se trata de similaridade ou dissimilaridade de intenções, não de equivalência de frequências.
Tudo o que é medido no mundo espiritual são intenções, pensamentos. A intenção da Força Superior, que governa toda a realidade, incluindo as nossas vidas, é apenas de entrega, de dar. Em actos de amor. Se queremos perceber como o mundo é governado, nós também, devemos adquirir a intenção de dar. Se nos concentrarmos em nós mesmos e no nosso beneficio pessoal, não saberemos as razões de tudo o que acontece à nossa volta e dentro de nós, uma vez que iremos permanecer desligados da Força Superior.Só se acharmos uma forma de nos igualarmos à Sua forma poderemos descobrir o Criador e no processo encontrar a felicidade e a paz.
Talvez mais ninguém apresente este principio melhor que o Rambam: "Assim como Ele é chamado 'Misericordioso', tu também, sê misericordioso. Assim como Ele é chamado 'Gracioso,' tu também, sê gracioso. Assim como Ele é chamado 'Sagrado,' tu também, sê sagrado. Desta forma os profetas relacionaram-se a todas as apelações 'Tolerante' e 'Compassivo' e 'Justo' ... para denotar que estes são bons caminhos..., e de que nos devemos conduzir neles e tentar-nos parecer com Ele quanto pudermos" (A Mão Poderosa, De'ot, Capitulo 1).
Sobre o Kabbalah Today
Kabbalah Today é uma publicação de Kabbalah produzida pelo Bnei Baruch Kabbalah Education & Research Institute. Num estilo e fácil de compreender. Kabbalah Today transmite a sabedoria genuina da Kabbalah das fontes autênticas sem custo adicional. Kabbalah Today é um projecto sem fins lucrativos, sem cor politica, cujo único objectivo é o de espalhar o conhecimento da autêntica Kabbalah de forma simples e sem qualquer custo. Esperamos que o Kabbalah Today ajude a promover a espiritualidade e o amor entre a humanidade.