Sobre Raízes e Ramos
Por Gilad Shadmon
Traduzido de: Kabbalah Today issue #2
As regras que afectam o nosso mundo têm origem nos mais altos reinos espirituais. Estas regras descem em cascata até à realidade que todos experimentamos, mas no processo perdem a sua beleza e graciosidade. A sabedoria da Cabala ensina-nos a redescobrir essa beleza e a dar vida ao nosso lado espiritual.
Para compreender os fenómenos no nosso mundo, temos primeiro de compreender a sua origem. Se examinar-mos a realidade honestamente, iremos ter de admitir que não temos ideia do motivo pelo qual as coisas acontecem da forma que acontecem. Em cada campo de conhecimento humano-ciências exactas, ciências sociais, medicina, ou cultura-somos incapazes de explicar cuidadosamente e com precisão porque motivo se revelam as coisas desta forma. Se conseguíssemos, seriamos capazes de prevenir os azares futuros de acontecer
Assim que algo corre mal, podemos racionalizar as suas causas de milhares de formas diferentes, mas no fim do dia, a melhor a que conseguimos chegar é um palpite calculado. Aqui estão alguns exemplos: "Se eu estivesse a usar um casaco quente quando saí ontem à noite, em vez de tentar parecer chique com o meu casaco de cabedal, não estaria doente hoje." "O dólar está a baixar devido ao enorme défice económico." "Os Knicks estão a perder os seus jogos em casa porque os jogadores sentem mais pressão em casa."
Para compreender verdadeiramente porque motivo as coisas acontecem e como evoluem, temos de observar algo mais profundo que o nível dos resultados. Precisamos de uma ferramenta que consiga sondar as profundezas das nossas almas e descobrir como as coisas trabalham ao nível da causa, em vez do nível do efeito.
Para tais intensos exames, o "Telescópio Hubble" da introspecção e auto-examinação é a sabedoria da Cabala.
A sabedoria da Cabala é uma ferramenta de pesquisa, que se usada correctamente, dá aos seus utilizadores conhecimento acerca de todo o fenómeno acerca deste mundo e dos mundos espirituais. Em vez de tratar a realidade como uma confusão de incidentes, a Cabala descreve os acontecimentos do nosso mundo de acordo com leis absolutas e imutáveis da natureza. Estas leis não são detectáveis à pessoa vulgar até que comece a aplicar a sabedoria da Cabala à sua vida. Como consequência, um novo entendimento da realidade que surge e com este, a habilidade de a moldar.
Pensemos na gravidade, por exemplo. Se nos colocarmos em pé numa cadeira e saltarmos para o chão, pode ser uma brincadeira. Mas se saltarmos do telhado de um edifício de dez andares, irá provavelmente provar-se uma tragédia. Neste exemplo, o erro e a sua consequência são imediatos, então podemos ligar o resultado directamente à sua causa: "O homem morreu porque saltou de um edifício de dez andares."
Mas e se o homem não morresse quando chegasse ao chão? E se ele se levantasse, sacudisse o pó das suas roupas e se fosse embora, mas morresse subitamente um ano mais tarde, sem qualquer ligação óbvia ao seu salto de há doze meses atrás? Como saberia este que não deveria ter saltado?
Ele precisaria de um meio que lhe mostrasse a que o seu salto o levaria, um ano mais tarde. É exactamente isto que a Cabala faz-ela observa as causas e as suas consequências. Em termos Cabalisticos, diríamos que revela as ligações entre as ramificações (consequências) e as suas raízes (causas).
A gravidade é uma lei. Não pode ser "desviada" ou lhe podemos mentir. Podemos todavia, estuda-la e aprender como a usar para nosso beneficio. Mas se não soubéssemos que existia e não conseguíssemos observar a ligação entre a gravidade e as suas consequências, iríamos ser capazes de evitar a queda?
Provavelmente o mais básico principio da lei criminal é de que a ignorância acerca da lei não livra uma pessoa do julgamento. De forma muito similar, você não pode saltar de um edifício e dizer, "Oops, desculpe, Eu não pensei..."
As leis que a Cabala descreve são igualmente rígidas. A única diferença entre estas leis espirituais e as leis físicas é a de que nós não vemos as leis espirituais porque estamos distanciados da espiritualidade. Para um Cabalista, que está ligado à espiritualidade de forma tão tangível como você e eu estamos ligados ao mundo físico, estas leis são tão claras e reais como a força da gravidade. Para um Cabalista, ignorar estas leis é parecido a saltar de um décimo andar e lhe perguntarem a meio do caminho, "Como vai a vida amigo?" e este responder, "Vai-se num instante!"
A Lei das Raízes e Ramos
A primeira lei que iremos explorar é "A Lei da Raiz e Ramo." Esta lei determina que tudo o que acontece no mundo material é uma réplica de acontecimentos que têm lugar num mundo superior. Os Cabalistas descrevem um mundo superior que está actualmente oculto dos nossos sentidos mas que para eles é muito concreto. Na verdade, é tão concreto que eles consideram que o outro mundo é a base para tudo o que acontece no nosso mundo. Estes chamam ao mundo que observam, "o mundo das razões" ou "o mundo da raiz," e referem-se ao nosso mundo como "o mundo das consequências" ou "o mundo das ramificações."
Os Cabalistas ensinam-nos de que tudo o que pensamos, sentimos, imaginamos, vemos e ouvimos foi determinado num mundo superior. O Rabi Yehuda Ashlag descreve esta lei no seu ensaio "A Essência da Sabedoria da Cabala." De acordo com Ashlag, "Assim, não há uma só coisa ou um acontecimento num mundo que não seja encontrado no mundo acima dele. Esta relação que os identifica como duas gotas de água é chamada “a Raiz e seu Ramo”. Isso significa que tudo que existe num mundo é considerado um ramo do mundo superior, que é a sua raiz, da mesma forma que o mundo inferior é o local onde a impressão e a existência da raiz torna-se possível."
Utilizando a Cabala, conseguimos afectar este sistema superior e mudar de verdade os nossos destinos!
Primeiro temos de aprender como o sistema funciona e então aprender como o operar em nós mesmos. Cada livro de Cabala descreve como o sistema espiritual (raiz) funciona, dando-nos a possibilidade de encontrar estas acções nas nossas almas. Quando as encontrar-mos nas nossas almas, podemos "jogar" com elas e como resultado mudar a nossa realidade. É a isto que os Cabalistas se referem quando falam acerca de Tikkun (correcção).
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal