O que quer que façamos, agimos sempre em prol do nosso egoísmo e nunca vamos contra ele. Foi com o intuito de nos ajudar a sair do nosso egoísmo e a entrar no Mundo Superior que nos foi dada a Luz da Correcção. Esta Luz tem influência sobre nós mesmo quando lutamos por um objectivo egoísta, tal como quando temos medo de acabar as nossas vidas sem ter atingido nada de grandioso, quando desejamos sentir a eternidade e a perfeição, e entrar no eterno mundo espiritual.
Uma pessoa vê que não ganha nada da sua vida terrena. É curta e vazia, e nada dela se mantém uma vez que acaba. Nós, como humanidade, tivemos de passar por milhares de anos de desenvolvimento egoísta só para chegar a esta conclusão. E a maioria das pessoas ainda não parou para pensar nisto mesmo hoje em dia, preocupando-se com angústias mundanas da sua vida diária.
Por agora, ainda não estão tão preocupadas pelo significado da vida, como com a forma de ganhar o máximo em vida. Os seus desejos interiores ainda não o suficientemente limados para se perguntarem acerca do significado da vida.
Mas se o ponto no coração desperta numa pessoa, esta começa a ficar preocupada com a sua vida após a morte. E depois disso chega à percepção que pode chegar a atingir a sensação de vida eterna mesmo durante a sua vida neste mundo.
Assim, começa a estudar livros de Kabbalah, muito embora os seus objectivos ainda sejam egoístas: tem a vontade de dominar o Mundo Infinito, para sentir, perceber e controlar tudo. Mas gradualmente, a Luz dentro destes livros muda-a e confere-lhe novos valores. Aprende como mentir ao seu próprio corpo e a forçá-lo a trabalhar pelo objectivo espiritual. E entretanto acaba por concordar e aceitar o caminho que o Criador lhe definiu.
A Luz então eleva-a acima do seu ego e confere-lhe uma qualidade altruísta. Adquire assim uma nova mente e uma percepção do completo sistema da realidade; revela os Mundos Superiores e a razão da criação.
(Retirado da Preparação para a Aula Diária de Kabbalah)
IN LAITMAN.COM