A Alma é Intemporal
Traduzido de: Kabbalah Today issue #8
Em tempos em que o sistema educativo é criticado pela sua incapacidade de transformar as crianças em adultos maduros e confiantes, o Cabalista Rav Michael Laitman, PhD, acredita que agora é um tempo único para apresentar um novo conceito às nossas escolas - a sabedoria da Cabala.
De acordo com Rav Laitman, para trazer uma verdadeira e duradoura mudança ao nosso sistema educacional devemos observar duas gerações no futuro e começar hoje a explicar o propósito da vida aos mais jovens. "Se o fizermos," diz Rav Laitman, "muitas coisas irão mudar para o melhor."
O Cabalista Rav Michael Laitman, PhD é um cientista e Cabalista que tem estudado e ensinado a Cabala nos últimos trinta anos. Este está certo de que os desafios que o nosso sistema educativo enfrenta podem ser solucionados, e bem solucionados. "A coisa surpreendente," acrescenta ele com um sorriso, "é que a solução está mesmo à frente de nossos olhos."
O Poder da Educação
O mundo correcto é uma educação correcta.
--Janusz Korczak
P: Rav Laitman, como é que você, como Cabalista e cientista, considera o propósito da educação? Que valores acredita que devemos transmitir às nossas crianças?
R: Educação não é sobre "empanturrar" o cérebro da criança com conhecimento e dados. A educação deve conectar as crianças ao processo único chamado "vida." De onde vem a vida? Porque acontecem as coisas da forma que acontecem? Porque vivemos? Onde temos livre arbítrio nas nossas acções e pensamentos e onde não temos? Todas estas perguntas devem ser respondidas como parte do processo educativo dos nossos jovens.
Para providenciar as nossas crianças com ferramentas práticas para lidar com a realidade em que vivemos, devemos ensinar-lhes as regras que governam a natureza e onde nos está a levar a natureza. Por outras palavras, deveríamos estar a ensinar às nossas crianças o propósito pelo qual a natureza criou os humanos.
P: Certamente, qual é esse propósito?
R: Já sabemos que nada é criado sem um objectivo. Há uma razão para tudo. Mas então e as pessoas? Porque motivo foram estas criadas? Poderá ser que os humanos, patamar mais alto da criação, foram criados sem propósito? É claro que não. O único problema é que não conseguimos reconhecer o nosso próprio propósito.
Se explicarmos às nossas crianças o propósito da criação, isto irá mudar as suas atitudes para com a vida. Elas irão ver que quando vão contra um dos objectivos da natureza, elas sofrem. Da próxima vez, elas saberão como o evitar.
Temos muitos tais exemplos das nossas próprias vidas: se você colocar a sua mão no fogo, se você saltar de um edifício alto, você irá sofrer; não há duas maneiras de lidar com isso. O beneficio adicional da Cabala é o de que esta explica-nos que para além das regras que já conhecemos, há regras que não conseguimos ver e que no presente, não conseguimos descobrir. Então permita-me que lhe pergunte, o que poderia ser melhor que mostrar às nossas crianças desde o inicio das suas vidas como garantir o seu melhor futuro?
P: Nos dias em que as notas dos estudantes estão em queda, em que o consumo de drogas e álcool pairam no ar, é difícil encontrar pessoas que ainda acreditem na possibilidade de mudança. Onde você sente que devamos começar?
R: A Cabala explica que a humanidade está a avançar de tal forma que cada geração é mais evoluída que a sua anterior. Colocando-o de forma diferente, a nova geração tem novos desejos, aspirações mais elevadas e novos sonhos. De acordo com a Cabala, o nível do egoísmo nos jovens é sempre mais alto que nos seus pais. É por isso que os valores que predominavam na geração dos pais são abandonados na próxima. Os velhos valores parecem vazios e sem significado uma vez que estes não preenchem as necessidades novas e maiores da juventude. É também por isto que eles rejeitam a educação que lhes providenciamos e não encontram interesse na vida.
O problema é que ainda não nos reconhecemos este processo e aprendemos como lidar com ele. Se ao menos conseguíssemos adaptar o nosso sistema educacional ao nível da evolução (egoísmo) das nossas crianças iríamos ser capazes de mudar o pobre estado da juventude de hoje.
Cabala para Crianças
Se a minha geração tivesse escutado a minha voz eles teriam começado a estudar o livro do Zohar aos nove anos de idade.
--Rabi Isaac de Kamarna, Notzer Chesed
P: Tudo o que você disse até agora parece uma boa teoria; mas como concretiza isto você? Como alcança os jovens de hoje?
R: A mensagem da sabedoria da Cabala deve ser adaptada de forma a que sirva cada geração. Ela pode ser transmitida através de jogos ou histórias. Se começarmos a explicar às crianças como as coisas funcionam por baixo da superfície, estas irão sentir que lhes está a ser ensinado como prosperar e como melhorar a sua compreensão do seu próprio mundo. Elas irão sentir que estão a ser expostas a novos canais e a novas avenidas da vida.
Você não precisa de lhes falar sobre temas espirituais ou nomes abstractos, mas simplesmente dar-lhes a abordagem adequada à vida num nível ligeiramente mais profundo. Elas irão captar a mensagem natural e simplesmente. Na verdade, não é de todo difícil explicar que por trás do pano de fundo da vida reside algo oculto dos nossos sentidos, que existem forças mais subtis no nosso mundo que as que percepcionamos e que as devemos levar em conta. À medida que vivem as suas vidas normais, as crianças irão começar a sentir a existência de uma camada inerente da natureza, na qual nós, adultos, nos acostumamos a negligenciar.
P: E o que irá acontecer-lhes assim que os ensinemos?
R: As crianças irão viver da mesma forma as suas vidas normais, excepto de que agora irão saber que há uma ordem sistemática mais elevada e que esta irá dar-lhes completa consciência e uma visão mais ampla da vida. Elas não serão mais frustradas e desorientadas e elas não irão precisar de estrelas pop como modelos. Em vez disso, elas irão crescer descobrindo os seus próprios caminhos para a auto-realização.
P: Você acredita que os jovens podem verdadeiramente compreender tal conceito complicado e abstracto?
R: Não tenho dúvida. Ao longo dos tempos os Cabalistas foram instruídos a ensinar a Cabala às crianças. Como já disse anteriormente, as crianças aceitam a Cabala muito naturalmente; elas compreendem-a muito mais simplesmente que nós. Da minha própria experiência, posso dizer-lhe que em 1979, quando comecei a estudar com o meu professor, Rabi Baruch Ashlag (o Rabash), eu tentei explicar o que eu estava a aprender ao meu filho de oito anos. Eu fiquei surpreendido por ver quão sem esforço ele conseguia acompanhar. Ele fazia-me perguntas sobre coisas que nem eu me apercebia, muito menos sabia como criar uma ligação. Agora ele é um adulto com a sua família, ele retêm a abordagem da vida que ele recebeu de então.
O mesmo aconteceu com as minhas duas filhas. Na verdade, as crianças sentem naturalmente que a vida não começa ou termina com a presente existência física. Elas conseguem sentir que há algo para além disso. O seu entusiasmo por contos de fantasia e filmes de ficção cientifica tais como A Matrix testemunha a sua prontidão a esta mensagem.
P: Como recomendaria você que os pais começassem?
R: Devemos compreender que a alma não tem idade, de que só há um meio de a corrigir e de que este meio são os livros de Cabala autêntica. Este meio, chamado "Luz Circundante," é evocado para promover a nossa alma à medida que lemos estes livros. Esta é o tópico em si, não necessariamente o entendimento que esta aumenta no nosso desenvolvimento espiritual.
Mesmo que não percebamos o que estamos a ler, a força espiritual oculta nos escritos orienta as nossas almas para o estado perfeito.
Embora haja ainda uma necessidade de livros que expliquem a sabedoria de uma forma adequada às crianças e embora pareça confuso ou intimidativo para as crianças, este não é o caso. Ao contrário do que acontece a alguns adultos as crianças não serão dissuadidas; elas irão absorver o conhecimento naturalmente e directamente. Quando os pais lêem livros de Cabala às suas crianças e tentam explica-la a elas, eles irão ver quão eficiente esta é. Desta forma, aconselho os pais a tomarem o maior interesse nas lições de Cabala, a visitarem a nossa página www.kabbalah.info, ler o nosso material e ver as lições. E já agora, todo o material é gratuito.
Há um imenso poder nesta sabedoria. Desde o momento em que começamos a empenhar-nos nela, este poder tem efeito e muda as nossas vidas para o melhor.
P: Para terminar, pode você resumir a sua visão numa frase?
R: Precisamos de providenciar às nossas crianças um "bilhete para a vida," e a Cabala pode ajudar-nos com isso. Quando as nossas crianças compreenderem os processos que estão a experimentar, muitas coisas irão mudar para o melhor nas suas vidas. Elas irão descobrir um novo mundo, uma nova dimensão de existência para além do físico e elas irão crescer numa atmosfera de confiança e amor. Estou certo que se começarmos, iremos ter sucesso.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
The Soul Is Ageless
ARTICLE: Spiritual Education
VIDEO: Critical Mass - Prof. Ervin Laszlo talks with Rav Laitman about the need for a critical mass of people to affect positive global change.
LESSON: How Do We Renew & Improve Education? - Lesson given by Rav Michael Laitman, PhD at the Bnei Baruch Kabbalah Education Center, Israel (Nov 21, 2007)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
A Sabedoria da Kabbalah ("recepção" em hebraico) nos ensina a receber e compreender como percebemos a realidade ao nosso redor. Para entendermos quem somos, primeiro precisamos entender como percebemos o mundo que nos rodeia.
Clique aqui para saber mais
Clique aqui para saber mais


Alguns dos vídeos nesta página usam Legenda CC do YouTube, ative conforme a imagem acima
- Página Oficial Bnei Baruch - Instituto de Pesquisa e Educação de Cabala
- Instituto Arvut - Bnei Baruch Brasil
- Página Oficial Dr. Michael Laitman
- Academia de Cabala Bnei Baruch (Brasil)
- Academia de Cabala Bnei Baruch Europa
- KAB.TV - Aula Matinal e Outros
- Kabbalah Media - O Arquivo
- Sviva Tova - O Bom Meio Ambiente
- Livraria Oficial Bnei Baruch
Copyright ©
Bnei Baruch Cabala Autêntica | Powered by Blogger
Design by Flythemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com