Tive uma conversa que foi gravada com o nome “Kabbalists Write.” Discutimos o meu quarto livro, Attaining the Worlds Beyond. Falei com Ben-Tzion Gertz, um escritor e um editor de vários dos meus livros em Hebraico.
Imediatamente depois da partida do meu professor (Setembro, 1991), tive de ir para Toronto para visitar o meu pai à beira da morte. Eu escrevi este livro depois de voltar, depois da morte do meu pai (Fevereiro, 1992). Eu penso que mais do que quaisquer dos meus outros livros, este transmite sentimentos de uma pessoa que está a começar o caminho da Kabbalah, as nossas impressões do encontro do mundo da Kabbalah. Foi exactamente como vi este livro - o primeiro de uma série de livros que viria a escrever.
Aqui está um capitulo introdutório do livro Attaining the Worlds Beyond:
“A necessidade deste texto tornou-se aparente a mim das perguntas que recebi dos meus estudantes e das perguntas que foram colocadas durante as várias palestras e programas de rádio, assim como das cartas que continuam a inundar de todo o mundo.
A dificuldade de explicar e ensinar a Kabbalah reside no facto de que o mundo espiritual não tem duplicado no nosso mundo. Mesmo que o objecto dos nossos estudos se torne claro, o nosso entendimento deste é apenas temporário. O que aprendemos é apreendido pelo componente espiritual da nossa habilidade de compreender, que é constantemente renovado de Cima. Então, um tema que inicialmente compreendemos pode surgir pouco claro numa data posterior. Dependendo do nosso humor e do nosso estado espiritual, o texto pode surgir como cheio de profundo significado, ou completamente sem sentido.
Não desespere se o que era tão claro ontem se torne muito confuso hoje. Não desista se o texto parece vago, estranho ou ilógico. A Kabbalah não é estudada com o objectivo de adquirir conhecimento teórico, mas para nos ajudar a ver e a percepcionar o que está oculto de nós. Quando, depois de termos contemplado e adquirido força espiritual, começamos a ver e percepcionar, então a nossa habilidade de alcançar é o resultado de luzes espirituais e níveis que nos irão levar ao verdadeiro conhecimento.
Até que consigamos compreender a Luz Superior e possamos perceber o que nos é apresentado, nós não iremos compreender como o universo é construído e como este funciona, uma vez que não há analogias a estes conceitos no nosso próprio mundo. Este texto pode facilitar os nossos primeiros passos para percepcionar as forças espirituais. Em fases posteriores, iremos ser capazes de progredir apenas com a ajuda de um professor.
Este texto não deve ser lido de uma forma vulgar. Em vez disso, devemo-nos concentrar num paragrafo, pensar nele e tentar compreender exemplos que reflictam os assuntos discutidos. Podemos então tentar aplicar estes assuntos às nossas próprias experiências pessoais.
Devemos ler pacientemente e repetidamente e pensar sobre cada frase à medida que tentamos penetrar nos sentimentos do autor. Devemos também ler lentamente, tentando extrair as nuances do que está escrito e se for necessário, voltar ao inicio de cada frase.
Este método pode quer ajudar-nos a mergulhar no material com os nossos próprios sentimentos, ou reconhecer que os nossos sentimentos estão em falta no que respeita a um tema especifico. Se se trata do último caso, é um pré-requisito crucial para que avancemos para a espiritualidade.
Este texto não foi escrito para uma leitura rápida. Embora este lide com um tema apenas. 'Como nos relacionarmos com o Criador,' este lida com ele de formas diferentes. Isto permite a cada um de nós a encontrar uma frase especifica ou palavra que nos irá transportar para as profundezas do texto.
Embora os desejos e acções do egoísmo sejam descritas na terceira pessoa, até que consigamos separar a nossa consciência pessoal dos nossos desejos, devemos considerar as aspirações e desejos do egoísmo como nossas próprias. A palavra "corpo" no texto não diz respeito ao eu físico, mas ao 'egoísmo,' o nosso desejo de receber.
Para tirar o maior proveito deste material, eu recomendo a leitura das mesmas passagens em alturas diferentes e em estados de espírito diferentes. Ao faze-lo, você pode familiarizar-se melhor com as suas reacções e atitudes para com o mesmo texto em ocasiões diferentes.
Discordar com o material é sempre positivo, tal como concordar ele é. O aspecto mais importante da leitura do texto é a sua resposta a ele. Um sentimento de discórdia indica que você alcançou a fase preliminar (achoraim, as traseiras) da compreensão, que o prepara para a próxima fase da percepção (panim, face).
É precisamente através desta significativa forma de leitura que você desenvolve sentimentos, ou 'vasos' (kelim). Estes são necessários para que recebamos sensações espirituais. Assim que os vasos estão no lugar, a Luz Superior irá ser capaz de entrar neles. Antes da sua formação, a Luz existe meramente à sua volta, rodeando a sua alma, embora você ainda não o consiga percepcionar.
Este texto não está escrito para aumentar o seu conhecimento. Nem é suposto que seja memorizado. Na verdade, nós nunca nos devemos testar a nós mesmos com o material.
É até melhor se esquecemos os conteúdos por completo, para que a segunda leitura pareça nova e completamente desconhecida. Ao esquecendo o material, isto implica que apreendemos as sensações anteriores e que estas permaneceram, deixando um espaço a ser preenchido por sensações que estamos ainda por experimentar. O processo de desenvolver novos órgãos sensíveis é constantemente renovado e acumulado no espiritual, a esfera das nossas almas que não percepcionamos.
O aspecto mais importante da nossa leitura é a forma como sentimos o material enquanto o lemos, não depois. Assim que experimentamos estes sentimentos, eles tornam-se revelados dentro do coração e mente e manifestam-se quando são necessários no processo continuo do desenvolvimento da alma. Em vez de nos apressarmos para completar a leitura do texto, é recomendado que nos concentremos nas secções que nos são mais apelativas. Apenas então irá ser o texto capaz de nos ajudar e guiar na nossa busca pessoal pela elevação espiritual. O objectivo deste texto e o de nos ajudar a nos tornarmos mais interessados nos mistérios da vida, tais como:
"Porque nascemos neste mundo? Podemos entrar nos mundos espirituais daqui? Podemos alguma vez compreender o propósito da criação? É possível percepcionar o Criador, eternidade e imortalidade? Como podemos começar a crescer espiritualmente?”
Material Relacionado:
Purchase the book – Attaining the Worlds Beyond
Kabbalah In Our Times – Spirituality, Kabbalah and the 21st Century
IN LAITMAN.COM