O Segredo da Magia de Harry
Traduzido de: Kabbalah Today issue #8
Nos últimos dez anos, um fenómeno literário sem precedentes surgiu. O seu nome é "Harry Potter." Até à data, a série, compreendendo sete livros, vendeu mais de 325 milhões de cópias no mundo inteiro. A série Harry Potter foi traduzida para 65 línguas, algumas das quais são verdadeiramente esotéricas, como o Latim e Zulu. O último livro da série vendeu oito milhões de cópias numa mera véspera de lançamento e só nos Estados Unidos, milhares de cópias são vendidas a cada hora. Para compreender o nível do seu sucesso, considere isto: o único livro que vendeu mais cópias que a série de Harry Potter é a Bíblia.
Que É todo este Reboliço?
Harry, o amigável, jovem de óculos que frequenta a Escola de Feitiçaria e Bruxaria de Hogwarts, deve enfrentar bruxas malvadas e monstros para salvar a raça humana. Mas as lutas de Harry não são um fenómeno único. Estas são a culminação da atracção global em crescimento para o místico, daí o sucesso do jovem Potter.
Juntamente com Harry vieram outros êxitos cinematográficos tais como A Matrix e O Senhor dos Anéis. Podemos referir muitos mais exemplos mas a ideia é clara: nós gostamos de fantasia. O que é que nos atrai no misticismo? O que estamos a tentar descobrir que não conseguimos encontrar noutro sitio qualquer? Acreditamos verdadeiramente que tais locais encantados e poderes mágicos existem, ou estamos a tentar meramente fugir da nossa fria realidade?
Uma Viagem até à Terra dos Sonhos
Profundamente dentro de nós está um anseio inerente de descobrir um nível mais profundo da realidade - completo e livre, ilimitado de tempo e lugar. Por trás do limiar da nossa consciência há uma atracção para compreender as forças que governam a imagem da realidade que vemos diante de nós.
Até certo ponto, os livros de fantasia respondem a esta necessidade em nós e providenciam-nos um substituto temporário da realidade mais profunda que buscamos. Estes levam-nos a mundos alternativos, encantados e misteriosos e contam-nos de outras dimensões governadas por grandes poderes lendários que podem mudar o nosso mundo.
A infância é uma boa altura para nos começarmos a questionar sobre o sentido da vida. Frequentemente, na inocência infantil, tentamos clarificarmos para nós mesmos quem somos e de onde vimos. Quando alguém que nos é próximo falece, somos promovidos a nos questionarmos sobre o sentido da vida e morte.
Os livros de fantasia oferecem respostas mágicas a perguntas que encontramos difíceis de responder; vagueamos nas suas páginas para destinos remotos, onde aventuras incontáveis acontecem e dos quais voltamos sempre para casa seguros. O problema é à medida que crescemos, a vida torna-se aborrecida e pouco clara, tal como a comunidade sem encanto Muggle de antiguidade não-mágica.
Á medida que crescemos torna-mo-nos adultos "responsáveis," esquecemos as nossas perguntas sobre a vida e enterramos-as por baixo de compromissos duros do nosso mundo adulto. O nosso crescente interesse em livros de fantasia surge devido às complicações das nossas vidas no século XXI e acordam o nosso desejo por uma realidade alternativa mais apelativa.
A Plataforma para o Infinito
Recorda-se da Plataforma Nove e Três Quartos na Estação de Comboios de King's Cross em Londres?
Foi dito ao jovem Potter na carta da Escola de Feitiçaria e Bruxaria de Hogwarts que ali ele embarcaria no comboio para o mundo da feitiçaria. Mas para chegar à plataforma, Harry teria de atravessar uma parede aparentemente muito rígida, a barreira entre o nosso mundo (Muggle) e o mundo da feitiçaria. Sem a ajuda da mulher rechonchuda ele nunca saberia o que tinha de fazer para atravessar.
Muito similarmente, numa das suas cartas, Baal HaSulam, o grande Cabalista do século vinte, contou aos seus estudantes uma história sobre a primeira entrada no mundo espiritual. Ele, também, a descreve como uma parede, mas em vez de avançar directamente por ela, tudo o que precisa de adquirir é o intento certo e a parede irá desaparecer. Substituindo a mulher rechonchuda estão os livros de Cabala e os professores de Cabala, que descrevem o que precisamos de fazer para adquirir o intento certo.
A Palavra Mágica é "Amor"
Tal como a escola de feitiçaria, o mundo espiritual tem as suas próprias "corujas" - Cabalistas. Nos seus livros, eles têm "enviado os convites" para o mundo espiritual durante vários séculos até à data, descrevendo a abundância que iremos encontrar se seguirmos o seu caminho. Porém, até agora a maioria de nós não procurou entrar. Ou não estamos conscientes da existência de Cabalistas, ou estamos inconscientes de que fomos convidados a entrar no mundo mágico do espírito, ou simplesmente recusamos o seu convite.
Todavia, a sabedoria da Cabala permanece pronta para nos abrir a porta para o mundo maravilhoso da sabedoria. Esta pode ensinar-nos como triunfar sobre as dificuldades da vida, desafios e dilemas e pode-nos ajudar a criar um laço com o próximo. Os livros de Cabala podem restaurar o encanto que perdemos na adolescência e mostrar-nos que fomos feitos para a grandeza.
Podemos descobrir que o mundo encantado que a humanidade tem buscado em Alice, Narnia, Oz e na série de Harry Potter está na realidade mesmo ao virar da esquina, não noutra vida, mas simplesmente noutra intenção. A verdadeira magia está dentro de nós e a palavra que liga esta magia é "amor."
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
The Secret of Harry's Magic
ARTICLE: Love, Love, Love - Kabbalah says that the only force and the only law that exists in reality is the force (or law) of love.
ARTICLE: The Law of Love - The law of equivalence of form determines that being close to something means being similar to it.
VIDEO: The Law of Equivalence of Form - The law functioning in reality to bring every part of nature into perfect balance
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal