Existem três tipos de opositores da Cabala:
1. Os que dizem que não há necessidade pela parte oculta da Torá.
2. Os que dizem que a Cabala é tão grandiosa que é proibido estuda-la.
3. Os que dizem que é uma coisa terrível errar em tais matérias exaltadas.
Rabi Moshe Cordevero (o ‘Ramak’) “Da Et Elokey Avicha,” 118-132.
Se uma pessoa de Israel inferioriza a importância da Cabala, ela inferioriza os justos das nações do mundo mais baixo que os pecadores e então faz com que Israel seja desprezada mesmo até ao ponto do extermínio. Toda a queda de Israel ocorreu porque as pessoas deixaram a Cabala.
Baal HaSulam. “Introdução ao Livro do Zohar,” item 69.
Ai das pessoas que fazem com que a Luz do Messias desapareça do mundo, para que nunca mais volte. Elas fazem a Torá seca, sem a humidade da mente e conhecimento, pois estas se confinam a si mesmas à observação prática dos mandamentos e não desejam estudar a sabedoria da Cabala. Ai, elas causam pelas suas acções a pobreza, a ruína e o roubo, a pilhagem, as mortes e a destruição no nosso mundo.
Baal HaSulam. “Introdução ao Livro do Zohar,” item 70.
Os que só estudam o Talmud Babilónio são como os cegos que roem o muro.
Rabi Chaim Vital. “Introdução ao livro Etz Haim,” parte 1, 9-10.
As nações do mundo dizem a Israel: “Como é a vossa Torá diferente dos nossos ensinamentos, uma vez que a vossa é nada mais que não histórias?” Eles serão punidos por degradar a Torá desta forma. E a sua Torá causa exílio e sofrimento no mundo. Mas... os nossos sábios ficam satisfeitos com o que têm e eles afirmam que não há outra Torá mas a Torá simples. Claramente não há lugar para estes no mundo vindouro.
Rabi Chaim Vital. “Introdução ao livro Etz Haim ,” parte 1, 11-12.
Moisés Maimonides (o Rambam): O que não alcançou similaridade com o Criador não é chamado homem, mas é apenas um animal na forma de um humano. Porém, ele pode fazer o mal, que os animais não conseguem, uma vez que a mente que lhe é dada para alcançar o Criador é usada para causar o mal aos outros e isto faz dele mais baixo que um animal.
Rabi Shim’on Lavi. “Katem Paz.”
Isto é uma resposta a todas as pessoas "sábias" que se opõem ao estudo da Cabala: deixem que os que estudam a Cabala cometer erros e pedir pelo caminho verdadeiro quando descobrem os seus erros. É por isso que seus esforços são valorizados e recompensados pelo Criador. E os que humilham os que estudam a Cabala serão condenados pelo Criador.
Rabi Shim’on Lavi. “Katem Paz.”
A grinalda da Torá é a Cabala, que todos rejeitam. Mas você, estenda a sua mão e tome-a, uma vez que os que nunca a experimentaram, nunca provaram a Luz da Torá e vivem em escuridão. Grande é o pecado dos que usam variadas desculpas para evitar o estudo da Cabala. E não é a culpa das massas, mas de seus lideres, que negligenciam o estudo da Cabala e têm orgulho de estudar apenas a Torá revelada não precisando de mais nada mas o simples entendimento da Torá.
Rabi Pincus Eliyahu de Vilna Sefer HaBrit, parte 2, artigo 12, capitulo 5.
Há muitos ignorantes que recusam o estudo da Cabala, mas se me escutassem, o mal e má sorte iriam parar de vir ao nosso mundo, pois o homem depende apenas dos seus esforços no estudo da Cabala.
Safrin, Yitzhak Yehudah Yehiel Notzer Hesed al Pirkei Avot, capitulo 4, estudo 20.
Ai, este povo, que torna a Torá seca e não deseja estudar a sabedoria da Cabala; estes causam pelas suas acções a pobreza, a ruina e o roubo, a pilhagem, as mortes e a destruição no mundo.
Rabi Shimon Bar Yochai (Rashbi) Tikunei Zohar, capitulo 30.
Rashbi referiu-se aos que estudam a simples Torá como que estivessem a "dormir" pois estes não abrem os seus olhos para ver o amor do Criador por eles, como se o desprezassem e não conhecem o caminho para a perfeição e adesão com o Criador.
Rabi Moshe ‘Haim Luzzatto (Ram’hal). “Shaarei Ramhal,” “Introdução ao Artigo Vikuah,” página 97.
IN LAITMAN.COM