A primeira etapa do caminho espiritual é o reconhecimento do mal e da sua finalidade, que é para me levar à compreensão da minha inteira natureza.
O programa que desenha o retrato da minha realidade, por me dar a sensação deste mundo e o meu papel nele, é chamado de ego, ou o desejo de receber prazer somente para mim.
Fecha-me, engole-me e atrai toda a minha atenção, fazendo-me pensar apenas em mim. Eu ajo de acordo com este programa, não imaginando sequer que existe uma outra opção, uma outra realidade. O que pode eventualmente ser feito para mudar esta percepção e comportamento?
A nossa própria natureza conduz-nos ao reconhecimento do seu mal, deixando-nos sem hipótese de escapar. Ela tem poder sobre nós, fecha-nos e coage constantemente.
Este é o pior tipo de escravidão, quando uma pessoa revela que é uma prisioneira da sua própria natureza e só pode obedecer às suas ordens. Ela sabe de antemão que não tem escolha a não ser obedecer, embora a cada ordem que se segue, sair prejudicada ainda mais.
Os Cabalistas têm uma parábola, onde o anjo da morte vem a uma pessoa e estende uma espada com uma gota de veneno na sua ponta. Um homem obediente abre a boca, sabendo que, por tomá-la ele irá morrer, mas ele lambe-a. Ele não tem outra escolha.
É um grande drama interior. Toda a obra do homem está na realização do seu exílio e servidão. Quando um homem está completamente desesperado, o ponto no coração desperta dentro dele e começa a brilhar, mostrando-lhe que há um outro mundo e uma terra abençoada onde aterrar.
Ele não pode continuar a esconder-se dentro de um ovo para sempre! Ele tem a capacidade de chocar e sair como um verme que sai de um rabanete amargo e que de repente vê o sol e respira o ar puro.
Uma pessoa pode, então, saber que existe um método que permite escapar da escravidão e da vida terrível, onde o ciclo inútil se repete: o nascimento é sucedido por morte. Ele descobre então que há uma forma de romper este ciclo vicioso e ascende.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: There’s A Grand World Outside Our Bitter Radish
Laitman.com Post: True Freedom Lies In Becoming “Human Faster”
Attaining the Worlds Beyond: “The Evil Inclination”
A Guide To The Hidden Wisdom Of Kabbalah: “In Search Of Freedom”
IN LAITMAN.COM