Um Requiem por Sonhos Utópicos
Traduzido: Kabbalah Today issue #19
À medida que vemos o "Sonho Americano" de um mercado prospero e bem conseguido desaparecer perante nossos olhos, não admira que a nossa fé na mudança tenha também esvaecido. E ainda assim, o futuro parece muito mais brilhante aos olhos da visão panorâmica de um Cabalista
De Platão a John Lennon, muitas grandes mentes vislumbraram a sociedade perfeita onde não há pobreza, guerra, ódio, exploração, crime ou racismo e onde todos vivem em paz e harmonia.
Hoje, porém, precisaríamos de uma porção de tamanho descomunal da ingenuidade de Don Quixote para continuar a persistir em tais sonhos.
Estamos a viver numa era desprovida de sonhos utópicos? Uma era de ausência de esperança, de nenhum futuro brilhante no horizonte? Não necessariamente. Da perspectiva da Cabala, este tempo é o cenário perfeito para que uma mudança fundamental tome lugar.
Uma Visão Panorâmica do Futuro
"Perdemo-nos num terrível deserto juntamente com toda a humanidade e agora encontramos um grande, abundante tesouro... que preenche as nossas almas em anseio e enche-nos abundantemente com exuberância e conteúdo. Todavia a memória dos nossos amigos deixados irremediavelmente no terrível deserto permanece dentro de nossos corações... Por esse motivo, montamos esta trombeta para que sopre em bom som para que nossos irmãos possam escutar e aproximar-se e serem tão felizes como nós."
(Cabalista Baal HaSulam, “Construindo a Sociedade Futura”)
Neste verso, escrito há 60 anos atrás, o Cabalista Baal HaSulam fala de uma "seca" ideológica da nossa era. Ele afirma que é época alta para explicar as leis e princípios de uma sociedade que funcione adequadamente - uma fundada em princípios espirituais. Tal sociedade terá uma harmonia interna entre seus membros, assim como harmonia com toda a Natureza que a rodeia, pois esta será fundamentada em dar mútuo - a principal lei da Natureza.
As suas descrições não vêem de uma visão imaginária, de uma ideia poética ou de uma fantasia romântica. Nem tão pouco foram derivadas de raciocínio filosófico ou uma análise histórica. Um Cabalista é o que revelou o mundo espiritual - a imagem completa da realidade, e então tem uma visão panorâmica do desenvolvimento da humanidade.
Tal como Baal HaSulam viu com precisão e descreveu os acontecimentos que iriam ocorrer durante os anos 40 (incluindo a 2ª Guerra Mundial e regimes Nazis) assim como o tumulto de hoje, ele também viu como seria o nosso mundo na sua Ultima Geração. E apesar de quaisquer imagens de "sonhos utópicos" que suas palavras possam provocar em nós, estas são na verdade baseadas em experiência prática e a mais racional abordagem.
O Trampolim para o Mundo Espiritual
"Encontramos a oportunidade de olhar para as condições da vida na ultima geração - o tempo de paz mundial. As pessoas irão usar apenas a forma de dar e nada de todo a forma de recepção. E é bom seguir esta forma de vida para que nos sirva de lição e modelo para estabelecer nossas mentes sob a enchente das vagas das nossas vidas."
(Cabalista Baal HaSulam, “Paz no Mundo”)
O que é verdadeiramente bom e único de uma sociedade que é baseada em princípios espirituais, uma sociedade cujo maior valor é o de mudar as aspirações egoístas e intenções que nos guiam por natureza, e cujas até ao momento são desconhecidas a nós - dar para com nossos similares? Uma sociedade que nos permita desistir da preocupação sem fim por nós mesmos ao nos rodearmos de milhares de pessoas que irão tomar conta das nossas necessidades?
Cabalistas têm um nome para este relacionamento caloroso e familiar entre os membros de uma sociedade:
"Garantia Mutua." Esta é a ferramenta mágica que permite todo e cada individuo quebrar a experiência da existência mundana para uma nova dimensão e lá de descobrir um nível completamente diferente de percepção.
E o que torna esta sociedade diferente de outras utopias, que falharam vezes e vezes sem conta? A diferença fundamental é que "a Última Geração" de que Baal HaSulam fala não é um objectivo em si mesmo, mas simplesmente um meio, um "trampolim" para o mundo espiritual.
A Alternativa
Enquanto que a sociedade perfeita delineada por Baal HaSulam possa parecer pouco realista nos nossos tempos e idade, devemos perguntar: Temos mesmo outra alternativa? É claro que a humanidade está a avançar rapidamente para um futuro muito inseguro. A crise banqueira, que começou nos E.U.A. e se espalhou pelo mundo inteiro, comprovou pela milésima vez que o Efeito Borboleta é algo muito mais que um cliché. Com cada ano que passa, ganhamos maior conhecimento da nossa ligação absoluta uns com os outros. Gradualmente descobrimos que nós membros de uma raça humana somos similares às células de um corpo. E que outra forma há para que células num corpo interajam, se não como Baal HaSulam descreve na Última Geração?
O único remédio para a nossa condição deve ser geral ou global e o modelo da Última Geração está desenhado exactamente para esse propósito, fundamentado na realidade da nossa interdependência global e interligação. Ela conta com o facto de que a única forma de vencermos e prosperarmos é a de viver como células de um corpo - pelo principio de dar mútuo.
A Última Geração será como uma família cujos membros dividem o fardo comum entre eles e investem os seus maiores esforços no bem comum. Cada membro da família tem um papel e não somos recompensados por trabalhar mais horas recebendo mais comida. Em vez disso, o principio espiritual que garante igualdade a todos é que todos aspiramos em investir o maior esforço possível para beneficiar a sociedade e correspondentemente as necessidades essenciais de todos serão preenchidas.
O principio básico para os membros de uma família - e da sociedade da Última Geração - é a ideia de dar para com os nossos semelhantes, onde a oportunidade de dar é a mais alta recompensa em si mesma. Porquê? Pois dando aos outros faz de nós iguais à Natureza ao Seu mais elevado nível.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal