Uma pergunta que recebi: Quais são os limites da ciência? É a ciência infinita ou é mortal como nós somos? Se a ultima é correcta, conseguimos ver o fim?
John Horgan no seu livro The End Of Science: Facing The Limits Of Knowledge In The Twilight Of The Scientific Age afirma que estamos a testemunhar o fim da ciência clássica como a conhecemos.
A ciência fez grandes descobertas e atravessou um desenvolvimento fugaz devido à Guerra Fria. Mas agora a sociedade já não quer investir na exploração cientifica abstracta da natureza.
A humanidade enfrenta problemas que são mais reais que teorias de super cordas ou o buraco de minhoca do universo. Como podemos nós sobreviver? O autor está preocupado que os mais jovens estejam a abandonar a ciência.
O Meu Comentário: A ciência é baseada no alcance da humanidade através dos cinco sentidos corpóreos (animais). Desta forma, é limitada por eles desde o inicio.
Os nossos desejos (nosso coração) e mente limitam o campo e profundidade da nossa compreensão e estas são as limitações da ciência. Se, todavia, nos libertarmos das limitações dos cinco sentidos corpóreos, assim como dos desejos e mente que estão ligados a eles, então podemos sentir o espaço que é independente deles – o Mundo Superior. Iremos então ser capazes de o explorar com os novos meios do sentido exterior, a alma.
É isto que a ciência da Kabbalah nos ensina a fazer. Desta forma, ela é a ciência do futuro.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Entire Universe Came From A Spark Of Upper Energy
Laitman.com Post: There Is No Magic In Kabbalah, Just Science
Article: “Kabbalah as a Modern Science”
Baal HaSulam Article: “Body and Soul”
Video: The Relation between the Most advanced Theories in Science and Kabbalah
IN LAITMAN.COM