Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar,” item 68:
Não se admire que a acção de uma única pessoa desencadeie um declínio ou uma elevação do mundo inteiro. Pois é uma lei inquebrável que "o geral e o singular são iguais." E tudo o que toma lugar no geral toma lugar nas partes singulares também. E vice-versa: tudo o que acontece nas partes singulares também acontece no geral, pois no geral não podem vir a ser, mas depois dos singulares terem sido reveladas, de acordo com a quantidade e qualidade dos particulares. Então, as acções de cada pessoa elevam ou prejudicam o mundo inteiro.
Baal HaSulam, “Paz no Mundo”:
Todo e cada individuo na sociedade é como uma roldana que está ligada a várias outras roldanas na mesma máquina. E esta roldana singular não tem liberdade de movimento em si mesma, mas continua com a movimentação de todas as outras roldanas numa certa direcção de forma a que a máquina leve a cabo o seu propósito geral. E se há um colapso numa roldana, não é observado como um colapso nesta roldana singular, mas é avaliado de acordo com o serviço e papel que esta leva a cabo em toda a máquina.
Baal HaSulam, “Paz no Mundo”:
O colectivo tem apenas o que as suas partes individuais têm. E o beneficio do colectivo é o beneficio de toda e cada parte individual. O que prejudica o colectivo prejudica-se a si mesmo também, e o que beneficia o colectivo toma a sua parte do beneficio, pois este é parte do todo. E o todo não vale mais que a soma das suas partes individuais.
IN LAITMAN.COM