Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar”, item 19:
Quando todos os seres humanos concordarem abolir e erradicar o seu egoísta desejo de receber para si mesmos, e não tenham outro desejo senão dar aos outros, todas as preocupações e mal no mundo irão cessar de existir. E ser-nos há assegurada uma vida saudável, completa e segura, uma vez que para todo e cada um de nós haverá um novo mundo pronto a satisfazer todas as suas necessidades. Porém, quando todos têm apenas o desejo de receber para si mesmo, daqui têm origem os sofrimentos, as guerras e o massacre do qual não conseguimos escapar. Estes enfraquecem os nossos corpos com todo o tipo de dores e doenças.
Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”:
Mal é não outro senão amor próprio, chamado egoísmo, uma vez que é oposto ao Criador, que não tem nenhum desejo de receber para Si mesmo, mas de dar apenas.
Baal HaSulam, “Paz no Mundo”:
A qualidade partilhada de todas as pessoas no mundo é a de que todo e cada um de nós está pronto a abusar e explorar todas as outras pessoas para seu beneficio pessoal por todos os meios possíveis, sem tomar em consideração de que ele está construir-se através da ruína do seu amigo. E não importam que desculpas cada um de nós inventa para agir desta forma.
Baal HaSulam, “A Revelação da Divindade (Matan Torá)”:
É uma lei natural que uma pessoa considere o que quer que seja fora de seu próprio corpo como irreal e não-existente. E qualquer movimento que a pessoa faça para amar o seu similar, não pode ser considerada "amor pelo similar" pois esta é julgada pelo seu objectivo: beneficiar desta acção. Não está na natureza do homem levar a cabo qualquer acção por amor ao seu vizinho, sem esperar uma recompensa e então tal acção é completamente impossível.
E só a revelação do Criador (a Luz Superior, Ohr Makif) é capaz de nos mudar.
IN LAITMAN.COM