Cada pessoa experiência o despertar do “ponto no coração” pelo menos uma vez na vida. No entanto as pessoas pensam habitualmente que este vazio e estes sentimentos desagradáveis são causados por razões terrenas. Uma pessoa não percebe que isso é o despertar da sua alma dentro de si e a procura pelo seu desenvolvimento.
A maior parte das pessoas não presta atenção a estes momentos, que chegam a elas em vários ciclos de vida. Não percebem que estes momentos impelem-nas a começar a desenvolver a sua alma. Em vez disso, julgam que resultam das habituais causas terrenas, e não do sublime propósito superior.
Contudo, depois de ser acordada muitas vezes desta forma, uma pessoa começa a perceber porque se sente mal. Esta realização é chamada de reconhecimento do mal. Uma pessoa percebe que se sente mal não porque está vazia, mas devido às suas mentiras e falta da verdade. Sente isto com tanta intensidade que está disposta a ouvir a verdade, independentemente do quanto amarga possa ser.
Está então preparada para suportar a falta de prazer e prefere fazer uma restrição no seu egoísmo em prol da aproximação à verdade. Uma pessoa tem de perceber que quando as questões difíceis a importunam, quando a sua mente está pesada e se sente sem alento, está perante o início da revelação da alma. Por essa altura, não tem qualquer escolha a não ser desenvolvê-la, uma vez que caso contrário apenas estará a prolongar o seu sofrimento.
IN LAITMAN.COM