O Zohar: Em Gehenom (inferno) existem secções sobre secções: a segunda, terceira e então até à sétima (sete Sefirot-Klipot). Felizes são os justos (os que dão) que se guardam a si mesmos das acções dos pecadores (os que agem para seu próprio beneficio), que se afastaram para longe das maneiras criminosas (maneiras que são opostas ao Criador, de amar e dar) e não se conspurcaram a si mesmos com pecado (recepção).
Mas isto não é assim com os que se conspurcaram a si mesmos. Quando morrerem (quando abandonarem a Luz da Vida) e forem para o mundo da verdade (quando se aperceberem da verdade), eles descem até à secção mais inferior de Gehenom (de forma a completamente se aperceberam da natureza da recepção e entrega).
Duas secções do inferno (qualidades egoístas no homem) adjacentes uma à outra são chamadas Sheol e Avadon. Os que descem até Sheol são julgados lá (eles julgam-se a si mesmos) e recebem uma punição (que os ajuda a se tornarem corrigidos). Eles são então elevados uma secção acima. E então eles ascendem de grau em grau até que saiam de lá. Porém, os que descem a Avadon nunca ascendem de lá (pois esta qualidade não pode ser corrigida). É por isso que é chamado Avadon, pois o que se encontra a si mesmo lá está perdido (”Avud” em Hebraico) para sempre. Esta qualidade será apenas corrigida quando todas as almas alcançarem a correcção final. Toda a alma deve atravessar todas as correcções e ninguém é livre destas duas qualidades egoístas.
Tudo isto nos fala sobre discernimentos interiores que uma pessoa deve fazer dentro de si. Nem uma palavra disto fala sobre este mundo, mas apenas sobre o nosso mundo interior. Afinal, uma pessoa é um pequeno mundo.
Eu devo mergulhar em mim mesmo e lá descobrir que qualidade interna cada palavra faz alusão. Há na verdade apenas duas qualidades dentro de mim: recepção e entrega; não há nada mais. Então comece a cavar dentro de si mesmo e procure estas qualidades que O Zohar nomeia, como se você estivesse no escuro sem nada a não ser uma vela. Gradualmente, uma nova dimensão irá começar a abrir-se dentro de si e você começará a ver todos os tipos de qualidades de recepção e entrega. Todas as palavras de O Zohar irão então encontrar seus lugares lá. Tal como uma criança gradualmente começa a percepcionar este ambiente, então este mundo interior irá gradualmente começar a ser formado dentro de si. Então você irá começar a compreender que o seu mundo familiar é também percepcionado no interior.
É assim que O Zohar nos muda quando procuramos o que está escrito dentro de nós, em vez de tentarmos julga-lo com as nossas mentes como se fosse algo externo.
IN LAITMAN.COM