Duas perguntas que recebi sobre dúvidas que surgem no caminho:
Pergunta: Muitas pessoas descrevem o momento em que primeiro encontraram a Kabbalah como um sentimento de: “É isto! Eu finalmente encontrei aquilo para o que estava destinado!” Durante o meu primeiro encontro com a Kabbalah eu também senti que tinha encontrado a solução mais correcta. O que me incomoda é que ainda tenho dúvidas constantes sobre este caminho, e afasto constantemente estas dúvidas com a ajuda dos estudos. Porque não tenho eu um sentido de auto-confiança?
A Minha Resposta: Outras pessoas também têm as mesmas dúvidas acerca da autenticidade deste caminho, porque toda a pessoa deve procurar e verificar a autenticidade deste ensinamento por si mesma. Como resultado das dúvidas, de forma a escapar a elas, a pessoa desenvolve-se e avança.
O nosso caminho é o de nos estudarmos a nós mesmos o que o Criador criou. Então, se a pessoa começa a olhar para si mesma do ponto de vista de um estranho e se trata a si mesmo "de longe," isto ajuda-o a estudar o Criador. As dúvidas irão acompanha-lo todo o caminho até à sua completa correcção, pois estas são constantemente geradas pelo novo grau que se está a revelar e este ainda não está corrigido.
Pergunta: Eu estou a avançar na direcção correcta estudando a ciência da Kabbalah se eu não aceitar tudo que leio ou escuto? Algumas coisas vão directamente ao coração e eu aceito-as com toda a minha alma, mas também há momentos de análise e dúvida.
A Minha Resposta: O estudo autêntico é sempre construído sob examinação. Porém, você deve examinar-se a si mesmo também: talvez seja o seu egoísmo verificando quão proveitoso é algo para ele? Um examinador deve elevar-se acima de si mesmo e dos seus interesses egoístas e estar disposto a aceitar as coisas objectivamente. Isto deve ser o resultado da sua examinação. Só um "animal" não tem quaisquer dúvidas, uma vez que este trabalha com egoísmo primitivo.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: It Takes Time, Effort and Experience to Reveal the Upper World
Laitman.com Post: Strive for the Goal, and Leave the Rest Up to the Creator
Shamati #30: “The Most Important Is to Want Only to Bestow”
IN LAITMAN.COM