Uma pergunta que recebi: Como derivou Marx os princípios Cabalisticos se ele não era um Cabalista? Era ele um altruísta? Haverá uma diferença fundamental entre os seus princípios e os de Baal HaSulam?
A Minha Resposta: A Kabbalah é uma ciência. As suas leis são as mesmas em todo o universo e em todos os mundos. Estas são leis de interacção entre a Luz – a qualidade de dar e amor, e o desejo – a qualidade de recepção e de desfrutar.
A Kabbalah estuda estas leis da sua origem, o Mundo do Infinito, o mundo mais elevado. Ela então estuda a sua queda ao longo dos 125 graus dos cinco mundos, acabando no nosso mundo. Essas coisas são examinadas em todos os livros Cabalisticos. Desta forma, a Kabbalah é a física do Mundo Superior.
Investigamos o nosso mundo usando os nossos cinco sentidos e a mente e então sintetizamos os dados que reunimos, que nos dá as ciências corpóreas. Similarmente, a Kabbalah revela como as forças do Mundo Superior descem até ao nosso mundo e se tornam forças no nosso mundo. E na verdade, a Kabbalah então transforma-se nas ciências corpóreas. (Veja os artigos, “Kabbalah as Compared with Other Sciences,” e “Kabbalah as a Root of All Sciences”).
Na sua transposição terrena, a Força Superior é expressa como leis físicas e químicas. Isto para dizer, que se manifesta no nível "inanimado" do nosso mundo. Ela também se torna expressa nas leis biológicas, nos níveis "vegetativo" e "animal" do nosso mundo. E finalmente, ela encontra expressão também nas leis de desenvolvimento social e económico, no nível "humano" do nosso mundo.
Muitos sábios do nosso mundo, que não eram Cabalistas, estudaram a nossa palavra e então alcançaram um entendimento dos princípios da Natureza (o Criador). Marx foi um deles. Ao estudar o desenvolvimento histórico da humanidade, investigando a sociedade moderna e usando estatísticas da politica e economia, ele ganhou o entendimento correcto da direcção na qual toda a sociedade humana se desenvolve: para a unificação de um todo.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Kabbalah Gives Us the Complete Template for Creating an “Incubator” for Humanity
Laitman.com Post: Kabbalah: The Root of All Sciences
Laitman.com Post: The Creator Equals Nature
Baal HaSulam Article: “Matter and Form in the Wisdom of Kabbalah”
The Path of Kabbalah: Chapter 3.1 “Altruism”
IN LAITMAN.COM