A Escola da Vida
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #23
Educação é o processo de interacção e feedback que recebemos do nosso ambiente. A Cabala ensina-nos como dominar o poder do nosso ambiente para nos educar neste mundo em mudança.
Quão atrás na sua infância se consegue você recordar? Se for como eu, talvez as primeiras memórias surgem à volta dos 4 ou 5 anos. Os que têm uma visão mais clara, ou que tiveram a oportunidade de ver uma criança por si mesmos, são privados de uma transformação maravilhosa que é apresentada todo e cada dia. Todos começamos a viver com apenas algumas habilidades instintivas – como mamar, agarrar um dedo ou chorar em desconforto. Todas as nossas necessidades são instantaneamente providenciadas pelos nossos apaixonados pais.
Rapidamente, porém começamos a aprender como manipular o nosso meio ambiente. Talvez aquela expressão engraçada na nossa cara evoque uma gargalhada da nossa Mãe, então naturalmente repetimos-o. Descobrimos que roer o chocalho nos sabe bem às gengivas, então começamos a trabalhar em como colocar o chocalho na nossa boca em vez de bater nos nossos olhos com ele. Virtualmente a toda a hora desperta, a mente de uma criança está a forjar novas ligações sobre como o seu corpo e o mundo circundante funcionam e interagem.
À medida que crescemos até infância, continuamos a expandir os nossos horizontes, avaliando cada nova situação para determinar como ter o maior prazer possível quando gastando a menor quantidade de esforço para o obter. Isto é tão natural para nós como respirar, e o mundo dá-nos um feedback instantâneo para nos ajudar a fazer ajustamentos. Que pequena menina não aprendeu à idade dos 6 que olhar para o seu querido e velho Papá com grandes olhos dizendo "Por favooooor!" muito provavelmente lhe dará o que ela quer? Quantos rapazinhos descobrem da pior maneira que se meterem com o miúdo mais duro e maior da turma está destinado a dar maus resultados?
Entrar na Sala de Aula
As circunstâncias que funcionam e não funcionam para nós moldam o nosso comportamento e o nosso futuro com uma força que é praticamente impossível de quebrar mais tarde na vida. Porém, esta poderosa e inevitável força não é o que pretendemos quando falamos sobre "educação." Em vez disso usamos o termo para se referir a uma colecção de factos, habilidades e ideias que nos são impostas por certa autoridade exterior. Realisticamente, virtualmente toda esta "educação formal" é perdida tão rápido praticamente quando a criança abandona a sala de aula. Quantos de vós podem balbuciar os nomes dos Presidentes ou as capitais de todos os 50 estados? Pode você resolver uma equação polinomial, ou recordar-se da diferença entre ligaçoes iónicas ou covalentes?
A nossa concentração numa educação baseada em factos e figuras tem várias consequências infelizes. Para muitas pessoas, o processo é tão doloroso que cria uma aversão vitalícia à aprendizagem. Muitas pessoas não se conseguem licenciar e aprender as habilidades básicas do seu trabalho para que possam ser acabar a sua "educação." As mudanças da vida que requerem a aquisição de novas habilidades são então extremamente traumáticas, em vez de serem simplesmente uma nova fase na vida.
Onde a "Educação" nos Falha
Provavelmente mais critico, embora, é que o nosso foco na aprendizagem de sala de aula nos adormece para a verdadeira educação que está disponível a nós através da nossa exploração pessoal do mundo. Inconscientemente, todos somos influenciados pelo nosso ambiente. Reagimos e fazemos ajustes baseados seja num simples encontro com um novo amigo ou tão marcantes como o casamento, um novo emprego, ou uma mudança, devemos aprender novas "regras" de comportamento e ajustar-nos às circunstâncias de mudança. Mas imagine o poder que estaria nas suas mãos se nos fossem ensinadas as habilidades necessárias para usar este mecanismo para moldar as nossas vidas e o mundo à nossa volta? A nossa sensibilidade para os relacionamentos de causa e efeito iria crescer exponencialmente se estivéssemos à espera de e nos sintonizássemos a este feedback.
Respostas por um Novo Mundo
Esta é, na verdade, a solução às muitas crises que estamos a experimentar no mundo hoje. O mundo à nossa volta mudou fundamentalmente: agora vivemos num mundo interligado e global. O problema é que crescemos num mundo em que a competição, independência e isolação são a norma. As habilidades e comportamentos que funcionavam no mundo velho não são abordagens de sucesso no mundo novo, e os acontecimentos no mundo que nos rodeia estão a transmitir-nos essa mensagem a nós em alto e bom som. Porém, perdemos a habilidade de o escutar.
A resposta? Precisamos de adoptar um conceito mais vasto de educação e aprender a usa-lo para nossa vantagem. Precisamos de nos sintonizar no que os acontecimentos do mundo nos estão a dizer claramente: que o problema reside na ligação entre nós. Precisamos de nos ajustar para estar alinhados com esta mensagem em vez de continuamente tentar forçar as velhas soluções às novas circunstâncias. As ferramentas para nos sintonizarmos a essas novas circunstâncias e à interligação global podem ser encontradas nos métodos da Cabala, que nos ensinam como transformar os relacionamentos da humanidade de uma forma mutua e globalmente benéfica. A Cabala pode mostrar-nos como voltar à "escola da vida," em que entramos em cada experiência de olhos bem abertos, procurando as ligações e consequências como fazíamos como crianças.
As respostas estão lá para nós se simplesmente procurarmos. E desta forma, podemos identificar as habilidades que são verdadeiramente importantes para nós (e nossas crianças) para conhecer na vida.
Materiais Relacionados:
Obtenha um curso gratuito no Bnei Baruch Learning Center! Inscreva-se para começar um curso de aprendizagem própria imediatamente &/ou juntar-se ao curso de vídeo ao vivo que começa a 6 de Janeiro, 2010. Clique aqui para se registar
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal