Uma pergunta que recebi: Quando você disse que uma pessoa tem de aprender a receber prazer do dar, e quando você fala sobre o principio de "amor pelo seu vizinho," estas coisas parecem muito rebuscadas e irrealistas. Porquê?
A Minha Resposta: O nosso problema é que nem sequer compreendemos quão irrealistas elas são. Uma pessoa deve primeiro alcançar um estado de ver que é impossível para ela de ter a qualidade de dar. Então, ela irá ser capaz de "gritar" para o Criador, e o Criador irá dota-la com esta qualidade.
Não está dentro do poder do homem de se mudar a si mesmo, e além do mais, levam muitos anos de trabalho interior para se aperceber disto. Porém, ao mesmo tempo, uma pessoa tem de compreender que não há outra forma de avançar, e ela não tem escolha. Ela deve avançar para o dar, pois esta é a única opção que a Natureza lhe dá: ou o desejo de desfrutar irá tentar receber prazer egoisticamente e irá permanecer vazio, mergulhando em crises e más sortes, ou irá ele ser transformado em dar. A partida é que é impossível transforma-lo em dar!
Então o que podemos fazer? Se uma pessoa um ponto de quebra em que ela vê que não há saída possível, então ela grita para o Criador. E o Criador, a Força Superior, então influencia-a e muda-a.
Mas quando uma pessoa simplesmente diz que isto é irrealista, as suas palavras não têm qualquer significado. Quando uma pessoa se sente verdadeiramente desta maneira, então ela está em frente ao limiar do mundo espiritual, o Machsom, e é no fim do período de ocultação. E então, ela sai do exílio.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: We Can’t Unite, But We Must
Laitman.com Post: There Are No Speeding Tickets In Spirituality
Laitman.com Post: Practical Advice By Rabash
Lessons on Shamati #7: “What Is, the Habit Becomes a Second Nature in the Work”
IN LAITMAN.COM