Cabala Diária – Realidade Verificada
Exemplos da lição diária da Cabala elucidam conceitos espirituais através de explicações de situações neste mundo
Focar em Actualizar O Desejo
É sabido que, "não existe nada que consiga sobrepor o desejo." E assim, a sabedoria da Cabala explica-nos que o avanço de cada homem na sua vida, corpórea ou espiritual, depende unicamente do seu desejo.
Por exemplo, se olharmos para um grupo de dez crianças que gostava de jogar futebol juntos, quando eles andavam no 1º ano, e observarmos o que aconteceu a eles após quarenta anos, veremos que cada um se desenvolveu e se separou por diferentes lugares -- um é empregado, o outro é gerente, o terceiro é um homem de negócios e o quarto é professor, etc. Porque é que cada um deles chegou onde chegou?
A Sabedoria da Cabala explica que a natureza da criação é o desejo de receber prazer (em resumo: o “desejo de receber”), e porque as tendências internas e desejos de cada homem é construída de forma diferente, cada homem encontra o seu próprio lugar para receber a sua gratificação e o seu prazer.
Se, por exemplo, nós observamos um homem, que tem o desejo de ser gerente e damos-lhe um emprego como empregado, ele permanecerá num estado de desordem interna e frustração até que o seu desejo o impele a actualizar as suas tendências como gerente. Por outro lado, se fôssemos pegar no trabalhador e dar-lhe uma posição na gerência, ele irá perguntar-se: “Para que é que eu preciso desta dor de cabeça? Eu preferia ser um trabalhador simples”. E ele vai a correr de volta para o seu trabalho anterior.
Este desejo interior que existe no homem fá-lo sentir claramente que o nível abaixo dele o fará sentir como desespero, e também para o nível acima do qual ele simplesmente não tem desejo. Este estado é referido como: “Um homem não cobiçará a filha de um rei”.
A sabedoria da Cabala diz-nos que no topo da “pirâmide dos desejos” está um desejo muito especial, o desejo de espiritualidade. E quando este desejo desperta no homem, permite-lhe ficar familiarizado com esta pirâmide dos desejos, desenvolve uma sensibilidade que o guia bem como toda a humanidade, a saber quais as razões e o propósito disso.
Ao contrário do desenvolvimento normal em que os desejos do homem o empurram para actualizar as coisas na sua vida, sem qualquer consciência que isso aconteça, o desejo de espiritualidade capacita o homem a orientar o seu desenvolvimento com as próprias mãos. Dito isto, também no desejo de espiritualidade, há graus.
Significando, que nem todas as pessoas têm o mesmo destino no seu resultado. Aqui, algumas pessoas estão destinadas a alcançar conquistas maiores que outras. No entanto, os Cabalistas não lidam com isso. O seu conselho é que nos concentremos em efectuar o nosso desejo de espiritualidade, que recebemos de Cima, e interiorizar que, tudo o resto não compete a nós.
Um homem que investe numa sociedade, que está neste processo, e que adquire a importância do objectivo a partir dela, avança rapidamente ao ponto de colocar em prática o desejo recebido de Cima. E quando isso acontece, ele ganha abundância constante e plenitude.
Bites de Cabala Diária - 17-11-09