Perguntas que recebi sobre o avanço espiritual das mulheres:
Pergunta: Caro Rav, tenho uma pergunta prática. Como é que os Reshimot de uma mulher diferem dos de um homem? Ou será que ela se empenha nos estados do seu homem no Hisaron (falta)?
A Minha Resposta: Uma mulher é o desejo, e um homem é a correcção do desejo, a intenção de dar. No nosso mundo, uma mulher espera que um homem faça algo, tal como de casar com ela e a sua parte é relativamente passiva.
Isto vem das raízes espirituais: Quando a alma adquire a intenção de dar, esta é chamada de homem, ao passo que uma alma que é incapaz de dar é chamada mulher. As partes do Kli ou alma são chamadas macho e fêmea pela mesma razão.
Então, sem prestar atenção ao seu género neste mundo, comece a ser um homem – isto é, participar activamente na sua correcção pessoal e na correcção comum da humanidade! Caso contrário, independentemente do seu género neste mundo, você é uma mulher.
Por outro lado, o desejo de uma mulher é muito forte e estável. Então, tem de ser uma mulher forte no interior (ter um desejo forte), e um homem forte no exterior (ter uma intenção forte).
“Uma mulher nunca tem roupas suficientes” – isto reflecte o desejo da alma pela correcção, uma aspiração por roupagem bela – a Luz de Hassadim, que revela a beleza da mulher (o desejo). Por outras palavras, a Luz de Chochmá é revelada na Luz de Hassadim.
Pergunta: O que deve uma mulher fazer quando estuda em conjunto Cabala com o seu marido?
A Minha Resposta: Estudem separadamente como todos os outros, e estude juntamente com o seu marido durante pelo menos quinze minutos por dia.
Pergunta: Como deve uma mulher agir para com os outros homens do grupo?
A Minha Resposta: O grupo não tem qualquer relação a ela!
Pergunta: O que deve ela fazer para ajudar o grupo a avançar?
A Minha Resposta: Ajudar a disseminar em toda a forma possível juntamente com as outras mulheres e estudar.
Pergunta: Qual deve ser a atitude de uma mulher para os homens e mulheres no Kli do grupo?
A Minha Resposta: Todas as mulheres juntas estão a ajudar os homens e a estudar – seja por conta própria, juntas, ou com os seus maridos. As mulheres não têm um grupo, mas elas unem-se de forma a combinar os seus esforços na disseminação, para se ajudarem uma à outra e para estudar. Por outras palavras, elas podem unir-se em toda a forma que não para implementar o principio de “ama teu vizinho” entre elas.
Pergunta: Recentemente ouvi que as mulheres não devem ver a segunda parte da lição matinal (o Talmud Eser Sefirot) ao vivo, pois há a possibilidade de que a sua essência feminina possa mudar.
A Minha Resposta: Parvoíce. Uma mulher não tem de estudar o Talmud Eser Sefirot, mas não lhe é proibido de o fazer!
Material Relacionado:
Laitman.com Post: A Woman Can Advance Independently
Laitman.com Post: Women On the Path of Kabbalah
Laitman.com Post: Women Need to Work On Correction Just Like Men
Talk: About the Need for Women to Unite
Kabbalah & Women – Articles on Women’s Sprituality
IN LAITMAN.COM