A tela (Masach) é uma força anti-egoísta que bloqueia a passagem da Luz. Esta permite que uma das suas partes entre no Partzuf (a alma) espiritual para se tornar “Luz Interior,” enquanto que a outra parte da Luz que não pode ser recebida pelo bem de dar é deixada no exterior e torna-se a “Luz Circundante.”
As Luzes Interior e Circundante são opostas uma à outra, embora seja a mesma Luz. Isto é pois foi apenas a tela que as dividiu ao se relacionar a cada uma delas diferentemente. É como quando dois amigos vêm até à minha casa e desejam entrar. Um deles deixo entrar de boa vontade, enquanto que ao outro afasto rigidamente. Como se irão sentir os anteriores amigos em relação a um ao outro agora, uma vez que, os separei!
A mesma coisa acontece aqui. A Luz que vem como um todo singular é dividida em duas partes pela tela. Estas duas partes diferem uma da outra, mas apenas em respeito à atitude da tela a cada uma delas. É por isso que as duas Luzes anseiam cancelar a tela de forma a se unirem uma vez mais; elas sentem que a tela está no seu caminho. A Luz Interior quer cancelar a tela para que o seu amigo seja aceite também. A Luz Circundante diz: "Se você não nos quer a ambos, então não terá nenhum!"
É então que a tela é deixada sem outra escolha, e esta revoga a sua decisão. Ela eleva-se e expele toda a Luz. Então qual é a decisão que ele revoga? É a decisão de dividir a Luz em dois. A barreira deve ser removida que foi colocada entre elas. Este processo é chamado o enfraquecimento (desbaste) da tela. A união da Luz é mais forte que a barreira que a tela deseja colocar através dela e então a Luz derrota a tela com o poder da Sua união!
IN LAITMAN.COM