Cabala Diária – Realidade Verificada
Exemplos da lição diária da Cabala elucidam conceitos espirituais através de explicações de situações neste mundo
O Prazer de “Brincar aos Piratas” em Oposição ao Prazer de Espiritualidade
Quando uma criança “brinca aos piratas”, ela imediatamente se identifica com o papel de um pirata e suas acções, embora ela nunca tenha visto essa pessoa e não sabe o que significa ser um pirata. Isto ocorre porque a imagem que ela tem de um pirata é impulsionada pelas mesmas características que impulsionam outras imagens que ela tem do nosso mundo, ou seja, pelo desejo de auto satisfação, pela vontade de receber. O prazer que uma criança pode receber do jogo de piratas é claro para ela, é como lhe oferecer 1000 gelados. Ela pode imaginar ambos, com o seu desejo natural pelo prazer que lhe permite imaginar, brincar e crescer.
Da mesma forma, o desenvolvimento espiritual do ser humano não conhece as características do Criador, que ele precisa de adquirir, e tal como uma criança, ele imita as acções do Criador, brinca e cresce. No entanto, ao contrário de uma criança que naturalmente desempenha as funções que lhe oferecem mais prazer, o progresso em direcção a adquirir as características do Criador é um processo de dar e de amor absoluto. O progresso de um ser humano para adquirir as características do Criador, é equivalente a adquirir a capacidade de dedicar toda a sua vida a proporcionar prazeres aos outros. Portanto, a fim de permitir que um ser humano cresça, há um sistema de “conchas”, que esconde a verdade sobre Aquele para o qual ele está a progredir, em vez disso, este sistema de “conchas” pinta imagens de grandes benefícios pessoais, por aquisição das características do Criador. Isto motiva a que um ser humano deseje estas características, apesar de elas serem totalmente opostas à sua natureza.
Tal como uma criança que não conhece o processo do seu desenvolvimento natural, um ser humano não conhece o processo de desenvolvimento espiritual, mas, gradualmente, adquire as suas características desconhecidas. Isto acontece, para permitir o livre arbítrio, ao contrário do desenvolvimento de uma criança, assim, ao escolher crescer em direcção á semelhança do Criador, um ser humano precisa de adquirir competências que não possui naturalmente. Ele pode adquirir essas competências num ambiente que consiste num grupo e estudo. Este ambiente permite-lhe atrair a Luz que corrige - uma força que lhe permite compreender que, embora ele não queira a vontade de dar, não há nada superior a ela.
Parte 2 da Lição Diária da Cabala de 02-11-2009, (min.33)
Bites de Cabala Diária - 02-11-09