Se um estudante deseja elevar-se espiritualmente (adquirir as qualidades de entrega), ele tem de se "cancelar" a si mesmo (seu egoísmo) e "aderir" a um Professor numa tentativa de obter as qualidades do Professor. É claro, ele não pode fazer isto sozinho, mas ao fazer o esforço, ele irá criar as condições para que o Professor o comece a "elevar" à sua mente e sentimentos, que pertencem à Realidade Superior e ao grau superior do Professor. É assim que avançamos na espiritualidade.
Em cada nível, há um guia entre dois estados – o estado intermédio ou grau, o AHP do Nível Superior, que o leva para cima (veja Talmud Eser Sefirot, Parte 3, Reflexão Interior). O Superior, o Professor desce ao nível do estudante e revela-se a si enquanto aparentando ser quase como você. Ele faz isto para que nos consigamos ligar a ele, como um pai, que é um adulto inteligente, mas brinca aos jogos de crianças com o seu filho.
Porém, por vezes o Professor revela-se a si mesmo “incorrectamente,” desta forma demonstrando-nos que o que precisamos de cancelar de dentro de nós de forma a aderir a ele para uma elevação.
Se o AHP do Superior não desceu ao do inferior, o inferior não teria uma oportunidade de elevação. Um estudante deve encontrar um Professor, dado que caso contrário ele irá continuar a vaguear de lugar e nunca terá a habilidade de se elevar!
O Professor existe em dois graus: o grau do estudante, ao qual ele se reduz propositadamente e ao seu grau superior, o nível ao qual ele pode elevar o estudante. O mesmo é verdadeiro em qualquer ciência: O estudante tem de se anular a si mesmo perante o professor, dado que caso contrário o estudante não receberá nada do professor.
Ao se elevar ao grau do Professor, você revela o próximo grau superior, que então se torna o seu próximo Professor. Desta forma você se anula constantemente e revela o Professor em níveis mais e mais altos cada uma das vezes. O Professor liga-o ao Grau Superior e é por isso que ele é chamado Professor, enquanto que o grau que se segue a ele é chamado o Criador.
Aproximando-se e unindo-se ao Professor acontece independentemente da proximidade física a ele. Não importa se uma pessoa estuda com o Professor cara-a-cara ou pela Internet. Se o estudante escuta o que o Professor diz e o leva a cabo, anulando-se a si mesmo com toda a devoção e tentando compreender o que o Professor está a pensar, então não importa onde cada um está localizado. O estudante irá receber tudo através daquele canal espiritual acima, que ele irá revelar a si mesmo.
Afinal, o Professor não é um corpo fisico, mas o grau intermédio entre o estudante e o Criador.
IN LAITMAN.COM