Uma pergunta que recebi: Baal HaSulam escreveu que as nações do mundo "roubaram" a sabedoria dos Cabalistas. O que significa isto?
A Minha Resposta: O “roubar” significa de usar o seu desejo egoísta. Está escrito que Adam HaRishon roubou do Criador, que significa que ele queria receber a Luz de Chochmá sem qualquer a vestir na Luz de Hassadim. Roubar significa receber para si mesmo, sem a intenção de dar.
No passado, antes da destruição do Segundo Templo, os Judeus não ocultaram a sabedoria da Kabbalah. Eles partilhavam-a abertamente com as nações do mundo, que é o que deu origem a todas as ciências terrenas que estudam a Natureza (a forma oculta do Criador), assim como a filosofia (um sistema que usa a mente egoísta para fazer palpites sobre o Criador, que está oculto à mente). Rav Kook escreveu sobre o facto de que a filosofia foi originada da Kabbalah, como fez Johann Reuchlin, um grande filosofo do século XVI, e muitos outros.
Quando se tornou a Kabbalah oculta? Isto aconteceu depois da nação de Israel ter declinado do elevado nível de amor pelo seu similar a ódio sem fundamento. Isto, por sua vez, levou à destruição do Segundo Templo. Rashbi,, o autor de O Livro do Zohar, expressou grande angustia pois desse ponto para a frente, a Kabbalah teria de ser escrita numa forma que a ocultasse das pessoas, e esta ocultação duraria até ao final do século XX. Nessa altura, ela seria revelada ao mundo inteiro, de forma a beneficiar todas as pessoas.
Antes de o Segundo Templo ser destruído, não havia necessidade de escrever sobre a Kabbalah pois as pessoas sentiam o Criador directamente e a ciência da Kabbalah era simplesmente o seu meio de comunicação. Porém, se a Kabbalah não tivesse sido "roubada," a humanidade não se teria desenvolvido. De forma a que a humanidade se desenvolvesse, o desejo egoísta tem de conter uma faísca de Luz que o regenere e o sustenha. Então, esta faísca de Luz é o que permitiu aos desejos egoístas da humanidade a se desenvolverem de uma geração para a próxima, causando o progresso na tecnologia, cultura, educação e outras instituições sociais.
Hoje, porém, tudo o que a faísca de Luz nos tem para dar se tornou realizado. O ego cresceu a uma estrutura singular unificada ou sistema. Acontece que quando os indivíduos egoístas alcançassem a ligação entre uns e outros, eles não seriam mais capazes de evoluir egoisticamente, mas apenas degradarem-se. Isto torna-se expresso como uma crise universal em todas as áreas em que o homem se mergulha, incluindo a cultura, educação, ciência, comércio e a economia.
Deste momento em diante, podemos usar a sabedoria da Kabbalah para nos corrigir-mos e à nossa participação no sistema global, até que alcancemos a verdadeira completa harmonia.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: It Takes Just One Spark of the Upper Light to Correct the World
Laitman.com Post: The Physics of the Upper Light
Article: “Kabbalah as a Modern Teaching”
TV Program: Ask the Kabbalist (April 3, 2008)
IN LAITMAN.COM