Uma pergunta que recebi: Porque precisamos do mundo material e dos corpos corpóreos se o desejo espiritual (Kli) não está dentro do corpo?
A Minha Resposta: Em que outra realidade poderia você viver antes de entrar no mundo espiritual? Precisamente esta realidade ilusória lhe dá o seu livre arbítrio. Esta realidade imaginária é extremamente importante pois sempre que caímos, elevamo-nos para a espiritualidade precisamente de dentro desta realidade. Nós entramos na espiritualidade “da ausência,” similar a “Yesh Mi Ain,” uma nova criação.
A espiritualidade (ou uma ligação com o Criador) tem de ser entrada do exterior, do “nada.” O homem é o único animal que não é completamente governado pela Natureza. A natureza permite ao homem fazer erros e deixa-lhe um “espaço vazio” dentro dele, dando-lhe a liberdade de forma a entrar no mundo espiritual “do nada,” ou de um estado negativo.
Se fossemos completamente governados pela natureza, então não teríamos quaisquer perguntas. Tudo seria predeterminado em avançado. Mas porque nos foi dado certo grau de liberdade, isto faz com que possamos aspirar e ser capazes de começar a sentir o principio do desejo espiritual (Kli), que é contrário a nós mesmos.
Então se fossemos completamente controlados pela nossa natureza egoísta, nunca seriamos capazes de sentir a natureza de dar. Mas dado que o controlo do egoísmo sobre nós nos deixa este espaço vazio, ao senti-lo e não nos compreendo a nós mesmos, nesse momento começamos a sentir a natureza altruísta. É assim que entramos nessa natureza como “existência vinda do nada.”
IN LAITMAN.COM