Uma pergunta que recebi: Quem dá nomes a objectos espirituais como Mocha Stima (mente oculta), Mocha De-Ovira (membrana no cérebro), cabeça de Arich Anpin, Atik, e a desconhecida cabeça do Infinito? Como é que chegamos a conhecer estes nomes?
A Minha Resposta: Quando os Cabalistas alcançam estes objectos, eles naturalmente (instintivamente) dão-lhes estes nomes. Porém, qualquer um que descubra um novo objecto espiritual ou fenómeno também descobre o nome dentro de si mesmo. É um pouco como um vidente que olha para uma pessoa que não lhe é familiar e adivinha correctamente o seu nome.
Continuação da pergunta: Então porque escrevem eles que o Partzuf é oculto ou desconhecido?
A Minha Resposta: Pois só quando alcançamos algo podemos nós afirmar verdadeiramente que nos é desconhecido a nós. É o mesmo em como um cientista do nosso mundo investigando um fenómeno estranho pode afirmar a certo ponto, que há uma barreira especifica em que algo desconhecido a ele tem inicio.
Continuação da Pergunta: Então como alcançamos o Sistema Superior que nos controla se não o compreendemos?
A Minha Resposta: É precisamente a sensação de falta de conhecimento que nos empurra para avançarmos e nos desenvolvermos, compelindo-nos a construir uma ligação especial com o Nível Superior. É por isso que o Sistema Superior, chamado Aba ve Ima, Arich Anpin e Atik, não nos é completamente revelado a nós. Faltando-nos preciso conhecimento deste sistema, discernimos certas partes dele e continuamos a ser atraídos para avançar daí em diante, em prol da completa compreensão.
É como um flirt entre o Superior e o inferior, de acordo com o principio, "Ao revelar uma parte, duas partes estão ocultas." Isto acontece de forma a que o inferior desenvolva um maior desejo pela próxima revelação.
IN LAITMAN.COM