Uma pergunta que recebi: Num dos seus livros, você escreveu que Moisés (Moshe em Hebraico) vem da palavra Moshech - de puxar. Porém, a palavra Moshe termina com a letra Hey, e a palavra Moshech termina com a letra Kaf. Então do ponto de vista linguístico, as raízes não se encaixam bem.
A Minha Resposta: O seu nome foi-lhe dado por Batia, a filha do Faraó, que o encontrou no rio Nilo e o puxou para fora dele. Foi por isso que ela lhe chamou Moshe. É assim que diz na Biblia. Porém, há também outros, significados adicionais aos nomes. Em essência, eles referem-se às acções de uma pessoa e predestinação.
Baal HaSulam escreve, “A montanha das oliveiras (Har HaZeitim) poderia ter sido nomenclada por pessoas vulgares, em vez de Cabalistas, que viram que esta montanha era boa para cultivar uma plantação de árvores de azeitona. Mas este nome também corresponde ao significado inteiro e espiritual do lugar, e a razão para isto é a de que toda a natureza é revelada de tal forma que as pessoas falam e agem sem compreender o que as governa.”
Material Relacionado:
Kabbalah Today Article: What’s In a Name?
IN LAITMAN.COM