Para Além do Princípio do Prazer
Descobrindo a Realidade do Prazer
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #23
por Keren Applebaum
Como é que recebemos prazer sem este se desvanecer? Saiba como...
Sabedoria de Como Receber
Existem raros momentos na vida em que sentimos que tudo ao nosso redor é permeado por uma força especial, envolvendo-nos com bondade e inundando o mundo inteiro com amor. Esta sensação, dá-nos a sensação mais intensa de prazer que já experimentámos. Quando sentir isso, você sabe que todos no mundo dariam qualquer coisa para a experimentar.
Mas, como se vê, a nossa capacidade de sentir prazer é até muito maior do que isso. A sabedoria da Cabala, que é a sabedoria de como receber o prazer final, diz que mesmo que essa sensação pareça ser o auge do prazer, não é mais do que uma dose microscópica do que se sente ao descobrir o reino espiritual da realidade.
Na verdade, a sensação espiritual é tão intensamente maravilhosa que nenhum de nós seria capaz de suportá-la dentro da nossa actual capacidade de sentir. Seria como ganhar um jackpot de um trilião de dólares: o seu coração iria estourar, com a intensidade da experiência.
No entanto, isto só assim é, enquanto a nossa capacidade de sentir for limitada. Cabalá ensina-nos como desenvolvê-la e expandi-la, alcançando um nível de percepção, onde experimentamos a eternidade, a perfeição, o ilimitado e o infinito.
A fim de expandir a nossa sensibilidade, a nossa capacidade de sentir e experimentar o prazer, temos de aprender a receber prazer de uma maneira nova, onde o prazer que nós sentimos se expandirá sempre, em vez de diminuir.
Porque Não Conseguimos Sentir o Prazer Duradouro Aqui e Agora?
Sem sequer perceber, todos nós recebemos prazer egoístico, razão pela qual o prazer que sentimos é tão breve. A qualquer hora nós apreciamos algo, mas o prazer dura apenas um momento e depois desaparece. Às vezes dura vários minutos, horas ou mesmo semanas, se a coisa que recebemos é muito grande, como uma casa nova ou uma viagem emocionante. Mas, finalmente, todos nós sentimos que o gozo termina e desaparece.
O nosso problema é que tentamos nos satisfazer directamente, e imediatamente a satisfação neutraliza o desejo. Não importa o quão ardentemente desejamos alcançar algo, seja comida, bebida, sexo, fama ou qualquer outra coisa, assim que conseguimos, o prazer imediato desaparece. Nós desejamos algo ardentemente e perdemos anos a perseguir isso, mas assim que o recebemos, o prazer desaparece.
Porquê isso?! Você economiza dinheiro para uma nova casa durante vários anos, então finalmente você a compra, e apenas algumas semanas ou meses depois, você já não tem aquela sensação de novidade e de prazer. Isso porque ao comprar a casa, o seu desejo torna-se satisfeito e ele termina.
Cabalá ensina-nos como contornar esta situação através da construção de um desejo que é eterno. Assim, somos capazes de sentir prazer em tudo e, além disso, o nosso prazer cresce continuamente e expande-se.
Entretanto, somos como crianças sonhando com uma caixa de sorvete, mas, na realidade, não seriamos capazes de comer mais do que três porções...
O Segredo Para o Prazer Duradouro é Saber Como o Namorar
A Cabala revela um método muito inesperado de receber prazer duradouro: tudo o que temos de fazer é “esconder” o nosso desejo num processo que é muito parecido com o namoro. Por exemplo, pense numa mulher que se cobre e então gradualmente se revela. É um jogo onde a beleza e o prazer são revelados a partir da dissimulação. A dissimulação atrai, fazendo com que o prazer seja revelado.
Da mesma forma, enquanto o prazer duradouro que desejamos estiver escondido de nós, temos que adquirir um desejo para a sua revelação. Uma vez o prazer revelado, o truque para o ir mantendo, é esconder a sua revelação do nosso próprio desejo egoísta. Se disfarçamos ou escondemos o prazer, do nosso egoísmo, nós elevamo-nos acima do nosso desejo egoísta e revelamos um vasto prazer espiritual. E este é o caminho para alcançarmos a satisfação duradoura.
A Cabala é o método de como proteger o prazer que alcançamos, garantindo que nos vai satisfazer sem nunca desaparecer. Como resultado, conseguimos atingir uma sensação de vida eterna e perfeita.
A única razão pelo qual nos sentimos inúteis, incompletos e mortais, é porque nós rejeitamos a partilha que deve existir entre o prazer e o desejo. Aliás, as pessoas que trabalham em tecnologia sabem como implementar este princípio. Eles não ligam directamente dois fios, porque isso iria causar um curto-circuito. Em vez disso, eles colocam uma resistência entre eles, o que produz um resultado benéfico. No entanto, e quando se trata das nossas vidas, nós ignoramos este princípio, e é por isso que os nossos dispositivos funcionam, mas permanecemos insatisfeitos.
A maior sabedoria do mundo reside em saber como manter a cobertura que protege ou esconde o maior prazer do mundo, a espiritualidade. Assim, a dissimulação irá sempre atrair-nos. É desta forma que revelamos o eterno, o mundo espiritual perfeito e todos os seus prazeres.
O Ponto no Coração é um desejo de espiritualidade que desperta de desejos egoístas, que um indivíduo não pode satisfazer. Quando o último grau na evolução do desejo humano, o desejo de espiritualidade, é evocado, é chamado de um ponto no coração. Além de prazeres mundanos - comida, sexo, família, riqueza, poder e conhecimento – quando um desejo por algo maior se desenvolve, é o ponto no coração.
O ponto no coração de uma pessoa, é como uma gota de desejo, um anseio de realização suprema. Este ponto é percebido como a Luz, ou a sensação da nossa Fonte. A partir desse ponto, a evolução espiritual de uma pessoa começa.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal