Uma pergunta que recebi: Se o meu egoísmo se tornou global, então o que significa que dependo de todos os outros?
A Minha Resposta: A sua dependência nos outros significa que se você não agir pelo bem de beneficiar todos, você nunca irá conseguir. Suponha que eu sou um taxista. Eu apanho um passageiro, conduzo-o a onde quer que ele queira ir, cobro-lhe o dobro da quantia verdadeira que ele me deve, oculto este dinheiro dos cobradores de impostos e coloco-o directamente no meu bolso. É todo meu! Mas no final, eu vejo que de alguma forma eu não consigo manter nenhum deste dinheiro! Eu não sei para onde ele foi ou porquê, mas é simplesmente o que acontece.
Subitamente, eu estou rodeado de problemas: o banco enganou-me, algo não corre bem com a minha esposa e crianças, a minha saude está a piorar e tudo resto está a correr mal. Sou enfrentado com milhares de problemas diferentes e azares. O que quer que eu faça e não importa quanto dinheiro passe pelas minhas mãos, nenhum dele valeu de nada.
Então, as pessoas devem compreender que ao continuar a agir da forma que fazem, elas estão simplesmente a matar-se a si mesmas. E não é simples explicar às pessoas que não importa o que elas façam, devem sempre tomar em consideração todos os outros também. Isto é assim pois entramos num novo mundo, onde não podemos continuar a enganar-nos da forma que costumávamos enganar as autoridades dos impostos ou os passageiros do táxi, no exemplo acima. Iremos então ver que o que temos de enganar são os nossos corpos egoístas, pois estes não nos permitem agir em consideração dos outros.
Pode você imaginar que enorme transição temos todos de passar? Pode ser feito apenas pelo meio da educação, que irá explicar que vivemos num novo mundo e que devemos obedecer a esta nova lei. E se não o fizermos, condenamo-nos a nós mesmos, nossas familias, nossos parentes e todo o mundo ao sofrimento.
Então, a sociedade deve começar a criar estes sistemas de educação. Eles devem surgir como meros sistemas de educação, destinados a explicar estes conceitos, mas na verdade, eles irão estar ligados à Luz – a única força que é capaz de corrigir os nossos desejos. São os nossos desejos por corrigir que nos fazem continuamente voltar para o nosso passado, enganando-nos a agir desta forma mesmo quando já queremos ser diferentes, de dar aos outros. De forma a corrigir estes desejos, precisamos de uma metodologia que esteja ligada à Luz e que nos permita canalizar esta Luz para nós. É como colocar uma conduta que permita a que a electricidade chegue aos consumidores, para chegar a toda a casa.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Baal HaSulam Describes the Law of Singularity
Laitman.com Post: Humanity and Nature Want the Same Thing – Unity
Laitman.com Post: The Whole World Must Learn About the New Rules of the Global World
Attaining the Worlds Beyond: “Correcting Egoism”
IN LAITMAN.COM