No mundo material, uma mãe sabe quando é tempo de alimentar o seu bebé. Mas quando diz respeito à nossa elevação espiritual, um bebé (uma pessoa que está nos estados iniciais de se tornar um Cabalista) tem de pedir à mãe por comida por si mesmo. Ele tem de saber como se voltar ao Nível Superior de forma a que Ele o eleve acima até Ele e o preencha com Luz.
Tudo acontece de acordo com o desejo do inferior (a pessoa) de se tornar similar ao Superior (o Criador). No mundo espiritual, todas as acções tomam lugar de acordo com Reshimot (registos de informação que determinam o nosso estado), que são realizados sobre nós sem a nossa escolha, ou por nós acrescentando aos nossos desejos pela correcção dos Reshimot. Que é o mesmo que dizer, nós podemos acrescentar a nossa própria oração ou pedido pela correcção.
Nós não temos de pedir por isto artificialmente. Isso não irá ajudar. Se o nosso desejo é maduro, ele irá então aliciar a influência da Luz da Correcção sobre ele.
O Partzuf Superior (o Criador) está no estado de absoluto repouso e nunca muda. Apenas os nossos Reshimot internos (os dados sobre o nosso estado) atravessam mudanças. É por isso que sentimos que existimos num mundo em mudança, mas na verdade, este está a mudar dentro de nós em relação a um fundo imutável – a Luz Branca, o Criador.
Reshimot que acordam em nós sem a nossa participação não nos fazem avançar no mundo espiritual. Andamos simplesmente num único lugar, até que repetido sofrimento faz de nós mais inteligentes e nos força a procurar desenvolvimento espiritual. Os nossos problemas são causados por Reshimot que se revelam naturalmente.
Porém, se você se juntar a uma sociedade que se empenhe no desenvolvimento espiritual, então você irá receber Reshimot dela, que vêm da sua ligação com outras almas. Você irá receber estes Reshimot por virtude dos seus próprios esforços e estes são os Reshimot que você tem de corrigir de forma a revelar o Mundo Superior. Como? Elevando-os através da sua oração por correcção.
IN LAITMAN.COM