Uma pergunta que recebi: Você falou sobre o conceito de "ataque" várias vezes. Quem ou o que estamos a atacar? Podemos alcançar este estado aqui e agora, particularmente neste Congresso e como nos podemos ajudar uns aos outros a fazê-lo?
A Minha Resposta: Na verdade, o mundo espiritual é alcançado através de um ataque, quando pressão de Cima é imediatamente seguida de pressão de baixo. A passagem para o mundo espiritual acontece como o nascimento de uma criança. Quando o feto se desenvolve, ele vira-se de cabeça para baixo e então ele nasce.
Virar ao contrário significa que uma pessoa muda completamente a sua concepção de si mesmo e do mundo. O que é mais importante e menos importante troca de lugar. Assim que uma pessoa está pronta a o fazer, o seu nascimento espiritual ocorre. Por outras palavras, tem de haver uma pressão da pessoa (o feto) e a mãe (o Criador).
Através das nossas tentativas de nos tornarmos similares ao Nível Superior e de encontrar unificação entre amigos, atraimos a pressão de Cima, similar às dores de parto (Tsirey Lida). Em Hebraico a palavra "contracção" (Tsar, Tsirei) vem das palavras “estreito” (Tsar) e "sofrimento" (Tsarot). Isto significa que as contracções do nascimento criam tal estreito estado e tanto sofrimento que somos "empurrados" para fora através do Machsom para o mundo espiritual.
O Machsom é o lugar estreito pelo qual a pessoa nasce. Então, não devemos ter medo do estado "estreito" e do sofrimento. Deveriamos simplesmente virar-nos ao contrário e nascermos.
(Das Lições no Congresso Euroasiático 10.23.09)
IN LAITMAN.COM