Fomos visitados pelo Presidente da Universidade de Haifa – Professor Aaron Ben-Ze’ev (esquerda da fotografia abaixo). O Prof. Ben Ze’ev é considerado um dos liderantes peritos mundiais no estudo das emoções e percepção. Ele escreveu muitos livros e artigos sobre estes tópicos.
Não houveram contradições entre nós. A única diferença é que a Kabbalah claramente define cada desejo e a sensação dentro deste e classifica as sensações de acordo com seus níveis e qualidades. Todavia, as ciências terrenas não o conseguem fazer, pois só conseguimos pesquisar algo estando no nível superior do objecto estudado. Então podemos estudar os níveis inanimados e vegetativos da natureza, e a parte do nível animal, mas não conseguimos estudar de forma exacta o homem uma vez que estamos ao mesmo nível do objecto a ser investigado.
É por isso que a psicologia não é uma ciência exacta. A Kabbalah, por outro lado, eleva o homem acima dos seus níveis animalescos e psicológicos, permitindo-o a medir e reproduzir qualquer sensação e para examinar a sua causa, processo e consequências.
Uma das especialidades do Professor Ben-Ze’ev’s é a investigação do sentimento do amor. Ele tem uma enorme quantidade de dados empíricos sobre isto, porém esta ciência terrena não o permite a sistematiza-los. No futuro os cientistas irão descobrir que é vitalmente necessário sistematizar o conhecimento e ter uma compreensão clara da natureza dos sentimentos e sensações. Então esta "crise" irá levar os psicólogos à Kabbalah.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Kabbalah and the Earthly Sciences
Laitman.com Post: The Sciences Are Subordinate to the Wisdom of Kabbalah
Laitman.com Post: Love Is Providing Others With the Means to Fulfill Their Point in the Heart
Lesson on Baal HaSulam’s article “The Wisdom of Kabbalah and Philosophy”
IN LAITMAN.COM