Duas perguntas que recebi sobre encontrar a verdade:
Pergunta: Eu tenho um amigo que começou a estudar Cabala com o Bnei Baruch mas que abandonou pois você é um mentiroso (pelo menos é o que ele diz). Pessoalmente eu penso que ele o está a acusar pois por vezes você diz coisas contraditórias. Porém, mais tarde eu apercebi-me que o interpretei mal ou que você estava apenas a explicar algo muito sucintamente. Todavia a sua opinião é pouco clara acerca de muitas coisas.
Por vezes você diz uma coisa e então você contradiz-se a si mesmo e consigo compreender como o meu amigo – que está interessado na Cabala e compreende que há muita verdade nela – encontra dificuldade em estudar consigo. Eu nem sequer sei o que lhe dizer. Ficaria feliz por saber a sua resposta.
A Minha Resposta: Eu não me vou tentar defender a mim mesmo. Escute as explicações do meu professor, Rabash (todas as gravações das suas lições estão disponíveis online), e veja: como você o compreende? Não me oiça a mim, mas leia os artigos originais de Baal HaSulam (que é o que estudamos), e em vez das minhas opiniões, tente compreende-los a eles por si mesmo.
Uma pessoa deve escolher um professor que se adeqúe à sua personalidade, objectivo, e tudo mais, como está escrito, “Deixe a pessoa estudar onde o seu coração sente alegria.” Como é possível que vários locais diferentes de estudo existirem? É porque enquanto que o desejo da pessoa pelo Objectivo Superior não tenha formado dentro dela, ele sente-se atraído a caminhos diferentes: afastando-se do mundo, através de religiões, práticas "espirituais", dietas, presságios, e etc. Nós não podemos interferir com isto, pois a pessoa tem de atravessar a busca pela verdade por si mesma.
Então é possível que o seu amigo ainda se encontre nesta fase de busca. Por exemplo, algumas pessoas que vêm para estudar comigo estão apenas "de passagem" e mais tarde voltam-se à religião.
Eu explico as coisas à medida do meu conhecimento, alcance e habilidade de expressar o que sinto e compreendo (no coração e mente). As suas acusações são sinceras e elas devem emergir num estudante à medida que este estuda a Cabala, pois tudo é construído combinando duas coisas que são incompatíveis: egoísmo e o Criador.
Talvez você ainda tenha de esclarecer as coisas e possivelmente procurar por um local diferente de estudo. Mas de uma forma ou outra, a verdade será revelada.
Pergunta: Como nos "certificamos" de que os ensinamentos da Cabala que recebemos são verdadeiramente Cabala? Uma vez que é um elevadíssimo nível de conhecimento, como pode o que não têm quaisquer pistas certificar-se de que este está a receber a verdadeira Cabala e não "misticismo"? Como pode alguém que não conhece a Cabala filtrar os ensinamentos de forma a certificar-se que está no caminho certo?
A Minha Resposta: Não acredite em ninguém! Independentemente do que alguém possa dizer, ele poderia ser um mentiroso. E quão mais eloquente e persuasivo este é, maior mentiroso (ou actor) ele poderá ser.
Também é possível que uma boa pessoa e honesta esteja a falar do fundo do coração, mas esteja simplesmente enganado. Então em quem pode você acreditar? Em Ninguém! Tudo foi ordenado desta forma no nosso mundo de propósito, para permitir à pessoa se moldar a si mesma procurando a verdade. Fazemos-o precisamente através de dúvidas, sem qualquer fundamento, crença ou esperança colocada em outro alguém. É como se este estivesse pendurado sob um precipício, não sabendo como dar o próximo passo.
Você é o único que pode encontrar a verdade. Mas se você acreditar no que alguém diz, então você não se irá estar a realizar a você mesmo e permanecerá um fantoche. Então, a falta de confiança e total desorientação irão forçar o seu egoísmo a voltar ao Criador. É assim que Ele nos alicia para Ele.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Doubts Are Generated By New Degrees Being Revealed Inside You
Laitman.com Post: All Obstacles Are Surmountable
Laitman.com Post: The Truth Can Only Be Discerned from Within
Article “The Need for Learning Kabbalah”
Free online Kabbalah course
IN LAITMAN.COM