O que é que significa ser um fiador? Se eu sou o fiador de alguém, então se essa pessoa quebrar a lei, as autoridades podem vir até mim e colocar-me na prisão em vez dela, pois eu tomei a obrigação de ser o fiador daquela pessoa!
Ou digamos que aquela pessoa não paga de volta o empréstimo que levou do banco. Sem sequer falar com ele, o banco pode exigir o pagamento do empréstimo a mim. Essa é a lei da garantia mutua em acção. É a lei inquebrável da Natureza que nos amarra juntos, e não lhe conseguimos fugir.
Quão injusto, quão astutamente desviante e cruel é que a Natureza ao colocar pessoas que se odeiam uma à outra num espaço fechado e dar-lhes desejos horríveis e impulsos. E então avançar e punir uma pessoa em vez da outra! Se conseguíssemos na verdade sentir esta lei, iríamos literalmente rebentar de indignação.
Além do mais, eu posso ser tido como responsável não apenas pela consequência das acções de outra pessoa, mas pelo facto de que ela as cometeu em primeiro lugar. Por outras palavras, o facto de que alguém destrói, assassina, rouba e viola é minha culpa e é por isso que é justo que exija compensação de mim e que me puna. A garantia não significa que você tenha de compensar o prejuízo feito por alguém, mas que você tem de garantir que as suas acções serão boas. E que se ele agiu pobremente, isso significa que eu fui um cúmplice às suas acções.
Acontece que ao fazer qualquer pequena transgressão, eu causo as más acções de muitas pessoas à volta do mundo. E isto irá definitivamente voltar para mim – Eu serei punido. Não conseguimos sequer imaginar quão absolutamente a lei da garantia mutua nos envolta e trabalha sem qualquer consentimento. Ela está em todo o lado – até nos nossos pensamentos, intenções e acções.
Cada um de nós está a "guiar" os outros ao longo de suas vidas, similar a um marionetista que lidera e controla a marioneta. Porém, nenhum de nós sente que ele é o que conduz e que está a ser conduzido. Se conseguíssemos ver a nossa dependência mutua, iríamos perder a nosso livre arbítrio e iriamos tornar-nos robôs. é por isso que a nossa ligação mutua universal está oculta de nós e está a ser revelada gradualmente, à medida que a conseguimos suportar e torna-la positiva.
Como podemos torna-la positiva? É feito por todo e cada um de nós ligando-se a outras pessoas. Porém, isto não deve ser feito por medo ou devido à pressão, mas de seu próprio, livre desejo de dar e amar os outros.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: We Are Coming Closer to the Law of Universal Connection
Laitman.com Post: Unity Is the Way to Receive Complete Satisfaction
Laitman.com Post: All of Humanity Is the Body of Your Soul
Bail Yourself Out: I. The Seeds of the Crisis. Chapter 6:”Cellular Unity”
IN LAITMAN.COM