Uma pergunta que recebi: Oiço muita conversas nos media em massa sobre projectos de larga escala de caridade destinados a ajudar crianças com doenças terminais. Há páginas inteiras a serem criadas para ajudar uma pessoa que está a morrer de uma doença rara. Vejo também que há uma enorme resposta a isto da sociedade. Entretanto há centenas de pessoas a morrer todos os dias de fome e SIDA na África, mas isto não incomoda ninguém sequer. Diria que este é um grande desequilíbrio.
Há alguma forma de fazermos o mundo compreender que toda a "caridade" apenas abranda o desenvolvimento geral e cria uma ilusão de que estamos a agir altruisticamente?
A Minha Resposta: Podemos apenas explicar as coisas positivas que a Kabbalah dá ao mundo e o que esta acrescenta à vida das pessoas. Porém, não podemos criticar quaisquer acções que as pessoas façam, especialmente acções de "caridade," pois então iremos apenas evocar o seu ódio e maior incompreensão. As pessoas irão ver por si mesmas que a caridade não ajuda de verdade e que o alivio temporário é enganador e apenas nos causa maiores problemas mais tarde.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Solution – Excerpts from the Writings of the Last Generation by Baal HaSulam
Laiman.com Post: Good Deeds Day Is Missing One Component
Baal HaSulam Article: “Peace In the World”
IN LAITMAN.COM