Duas perguntas que recebi sobre o dar ao seu vizinho
Pergunta: Tenho estudado consigo, e simplesmente não tenho palavras para expressar a minha gratidão. É como se você pegasse em cada um de nós pela mão e nos levasse a realizar onde estamos. Com a sua ajuda, mereci alcançar um pequeno mas inconfundível brilho, e trabalhar juntamente consigo.
Gostaria de lhe perguntar o seguinte: Suponhamos que recebo em prol de doar, e quanto mais desfruto, mais eu dou. Ou por outras palavras, quanto mais Luz revelo com a intenção, mais eu dou. Se eu quiser passar a Luz ao meu vizinho, e a Luz tem de me atravessar, através do Guf do meu Partzuf, até ao meu vizinho, para que mais Luz seja revelada em ele que em mim, então de forma a que isto aconteça, tenho eu de revelar mais Luz no Guf do meu Partzuf, ou também pode acontecer sem que eu o revele, dado que não quero nada para mim mesmo excepto correcção?
A Minha Resposta: Tudo irá acontecer automaticamente se você pensar (e agir de acordo) sobre a ligação de todos juntos em um Partzuf, e você deseja e age para que este seja preenchido, como o Criador. Neste caso, este Partzuf torna-se preenchido com Luz. E então você irá percepcionar não apenas a Luz do preenchimento, mas também o prazer dos que você preencheu. A ultima é um tipo diferente de Luz. É como uma mãe que percepciona o preenchimento das suas crianças, em vez de com o que ela os preenche. Porém, a Luz que você lhes passa a eles também o preenche a você, como está escrito: “Toda a pessoa que pede para o seu vizinho, recebe primeiro.”
Pergunta: Suponha que uma pessoa começou a percepcionar a influência da Luz Superior e como a trazer ao seu vizinho à mesma percepção usando as palavras mais simples e noções – é isto possível? Se sim, então não estaria ele a roubar do alcance individual do seu vizinho? Afinal, ele está a tornar a tarefa mais simples para ele, dado que a coisa principal é a de começar a percepcionar?
A Minha Resposta: Está escrito na Torah: “Vão e ganhem de uns e outros” – todos nós juntos precisamos de adaptar a harmonia do mecanismo comum de Adam, a alma comum. Por si mesma, uma pessoa nunca conseguirá alcançar sequer um único estado espiritual. É porque, em essência, todos eles são uma ligação ainda maior entre as almas, a restauração do nosso quebrar da alma singular de Adam em biliões de pedaços ou almas. E tudo foi preparado para si pelos Cabalistas e pelos seus amigos. Você chegou quando tudo já foi preparado para si. Talvez você não o sinta, mas o mundo inteiro foi preparado para si pelas anteriores gerações, e então você surgiu nele como um bebé. Está escrito:: “Ame seu vizinho como a si mesmo,” e é assim que você deve agir, de forma a ajudar os outros da mesma forma que você quer ser ajudado. Porém, você não deve fazer isto de forma coerciva, mas da forma que você trataria uma criança – mostre-lhes as fontes, apresente-lhes as fundações, e então deixe para que eles o compreendam, o seu caminho, e a Cabala.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Let There Be Light
Laitman.com Post: Practical Advice by Rabash
Laitman.com Post: On Love
Laitman.com Post: Love of Friends, Love of the Creator
IN LAITMAN.COM