Enquanto estudamos O Zohar, não estamos a tentar explicar todos os fenómenos que estudamos, em vez disso, queremos sentir. Como é que é possível explicar algo que a pessoa não sente ou vê? É por isso que estamos a falar apenas sobre o esforço que uma pessoa faz quando quer chegar a algo que ela não sabe, vê ou entende, mas faria qualquer coisa para se aproximar disso.
Eu estou a ensinar-lhe como focar no mundo espiritual. Quando adquire visão espiritual, você sente, e depois vai também entender. Este é o significado do versículo, "Um juiz não mais que os seus olhos vêem." Qual é o objectivo de tentar memorizar os nomes se você não sabe a que eles se referem? Estamos agora a aprender a percebê-los, porque compreender é quando você sente algo com clareza absoluta, em todos os seus sentidos e coração. Você existe nele, está completamente imerso no mundo espiritual, e realmente torna-se uno com ele.
Estamos a falar de como sentir uma sensação de um mundo novo, tal como um bebé que está a começar a perceber o mundo de uma forma simples e natural. Nós não explicamos nada ao bebé. Ele deve primeiro ser preenchido com as várias impressões sobre o nosso mundo e, em seguida, ser capaz de diferenciar entre diferentes qualidades (frio vs calor, luz vs escuridão, duro vs mole), ele começa então a formar uma mente que entende o que ele deve aspirar e daquilo que ele deve afastar-se. Ele começa a discernir o que é agradável e desagradável, o que é bom para ele e o que é mau, o que é verdadeiro e o que é falso, o que gosta e o que não gosta.
No entanto, no que diz respeito à espiritualidade, tudo isto só vem depois de termos revelado um fragmento do Mundo Superior nas nossas sensações. Neste momento, nós desejamos alcançar essa revelação, por isso não queremos explicar o que está dentro dela, nós só queremos facilitar essas novas sensações dentro de nós.
Temos de "desfocar" a nossa visão deste mundo e deixar de vê-lo, para começarmos a ver através de um novo foco, concentrando a nossa atenção noutra coisa. É como as imagens 3-D que aparecem pela primeira vez como um conjunto caótico de formas desordenadas. Mas se mudar o foco da sua visão e parar de se concentrar na superfície da imagem, se você tentar olhar dentro, não incidindo sobre a imagem em si, mas deliberadamente penetrar no interior - então você começa a vê-la. Temos que fazer o mesmo esforço - mas através de sentimentos, em vez de visão - quando a leitura de O Livro do Zohar, em depois através das sensações deste mundo, nós sentiremos o Mundo Superior.
IN LAITMAN.COM