Nós não compreendemos como dois fenómenos opostos podem existir ao mesmo tempo, como é possível receber e desfrutar, e ao mesmo tempo dar deleite ao que lhe dá prazer. Estes sentimentos são opostos. Então como podem eles ser combinados, se estes estão apontados a direcções opostas: um para mim, e o outro para Ele? Como é possível sentir simultaneamente prazer de dois desejos?
Não há exemplos disto no nosso mundo, porque ele é baseado num único desejo, que é o desejo egoísta. Mas no mundo espiritual, há um desejo adicional, o desejo de dar, e ambos os desejos trabalham juntos.
Mas primeiro, estes dois desejos devem atravessar uma colisão entre um e outro. A vontade de desfrutar cresce e contradiz a vontade de deleitar. A harmonia entre eles toma lugar em virtude da terceira linha, que não é apenas uma ligação dos dois desejos; não é uma abrangência. Em vez disso, os dois desejos – “para mim mesmo” e “para Ele” – tornam-se um. A única forma disto acontecer é através da revelação da Luz Superior, que lhe dá a habilidade de compreender opostos e liga-los juntos.
(Da Preparação para a Lição Diária de Cabala)
IN LAITMAN.COM