Desejo – O Combustível que Nos Conduz
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #3
Do Livro Wondrous Wisdom
Comemos nós porque temos fome ou porque não queremos ter fome? Coçamos nós os nossos narizes porque eles têm comichão, ou porque queremos que parem de ter comichão? Quando éramos adolescentes, limpávamos os nossos quartos em vez de fazer algo divertido porque queríamos limpar os nossos quartos, ou porque não queríamos ter um pai que estivesse zangado connosco? Eu podia continuar com estas perguntas retóricas, mas penso que maior parte dos leitores irão ver para onde se dirigem.
Cada uma das acções que fazemos na vida nasce de um desejo. Da acção mais pequena, mais insignificante e consciente, a acções que requerem uma vasta quantidade de energia, e todas são levadas a cabo por uma única razão: um desejo entrou em nós afectou-nos o suficiente para que fizéssemos uma acção para o preencher. A Cabala chama à Força que nos promove a preencher estes desejos "a vontade de receber."
Somos completamente controlados pelo desejo; sem um, permanecemos perfeitamente imóveis, não nos mexendo mais que um milímetro. Mas qual é o objectivo? O que estamos a tentar alcançar ao consciente e subconscientemente seguir os nossos desejos? A resposta é prazer. Nós perseguimos-os de forma a receber prazer de uma ou outra forma.
Por vezes esse prazer pode ser o sentimento de fazer algo porque acreditamos que é a coisa certa a fazer. Outras pode ser à custa da felicidade de outro. Mas não importa qual o desejo, é a mesma vontade de receber que é a força subjacente, literalmente conduzindo-nos pelo nariz a agir de uma maneira que preencha o desejo.
Esta vontade de receber é tão complexa e astuta que na melhor das hipóteses raramente sequer nos apercebemos que somos escravos a ela. É claro, ninguém na sua razão deseja admitir que é um escravo a algo ou a alguém. Mas se uma pessoa levar o tempo para reflectir seriamente porque ela ou ele leva a cabo qualquer acção dada, até acções da mais elevada moralidade, há apenas uma conclusão que explica todas as acções. Agimos apenas de forma a receber prazer para nós mesmos...ponto.
Materiais Relacionados:
Obtenha um curso gratuito no Bnei Baruch Learning Center! Inscreva-se para começar um curso de aprendizagem própria imediatamente &/ou juntar-se ao curso de vídeo ao vivo que começa a 6 de Janeiro, 2010. Clique aqui para se registar
Article:
Why Am I Looking for Something Spiritual?
Video:
The Ego's Grip on Our Choices
Lecture:
"Kabbalah Revealed" episode 9 - Free Will
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal