A ciência clássica deseja penetrar na matéria mundo espiritual através da matéria física, ao examinar o nosso mundo através dos cinco sentidos e o seu assistente, a mente. Porém, isto é impossível por uma simples razão: a matéria do nosso mundo é percepcionada sob a condição de que a nossa percepção permaneça egoísta. Entretanto, a matéria espiritual pode apenas ser sentida através da qualidade de dar.
Por outras palavras, o nosso alcance depende das qualidades de uma pessoa: se elas forem altruístas ou egoístas. Se uma pessoa é um egoísta (ou seja, que as suas qualidades são as de recepção), então é impossível para ele estudar o mundo espiritual, a qualidade de dar. Apenas elevando-nos do nosso egoísmo inato até à qualidade de dar podemos nós examinar o egoísmo do exterior, objectivamente. Então porque fomos dotados com qualidades egoístas em primeiro lugar? É porque se uma pessoa entrasse no espiritual sem primeiro ter existido dentro de qualidades egoístas, ela não seria capaz de o identificar ou compreende-lo.
Porém, não há ligação entre estas qualidades; é como o fogo e a água – um não compreende o outro. É por isso que a descoberta do mundo espiritual é descrita pelo verso, “Eu trabalhei e encontrei.” Se uma pessoa faz esforços, então ela activa o sistema que mais tarde lhe dará a qualidade de dar. Ela então começa a compreender o que é. Porém, até lá, toda a conversa sobre o mundo espiritual permanecerá sem sentido para ela.
Enquanto existimos no desejo egoísta, nenhuma quantidade de investigação nos irá permitir compreender nada sobre o mundo espiritual ou a alma. Para realizar isto, primeiro devemos mudar as nossas qualidades para altruístas. Contudo, se você tentar investigar o mundo no qual você existe sem se mudar a si mesmo, então você está a entrar no reino do misticismo. Você cai no perigo de definir a espiritualidade incorrectamente, pensando que não é o dar, mas certas aventuras “do outro mundo”.
Apenas a qualidade de dar pode ser “do outro mundo” pois a única coisa que há no nosso mundo é apenas matéria – a qualidade de recepção. O mundo espiritual é dar e amor, que existem acima do nosso ego. A sua existência não depende em se os nossos corpos animalescos estão vivos ou mortos, porque ele não está ligado ao corpo de todo. Também não depende em quão desenvolvidas as nossas mentes são.
Tudo depende apenas em se está ou não presente no seu desejo a qualidade de dar, e esta qualidade pode apenas ser adquirida usando o método Cabalistico pois ele nos capacita a atrair a Luz da Correcção – a qualidade de dar do próximo grau, da Força Superior.
Desta forma, estudar o mundo “espiritual” antes de adquirir a qualidade de dar é misticismo pois é inventado. A Cabala por outro lado, é uma ciência. À medida que você alcança a qualidade de dar no interior, você pode então examinar tudo o que acontece nas suas qualidades de recepção e dar.
IN LAITMAN.COM