Ecologia e Nós
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #10
"Estamos a enfrentar uma verdadeira emergência planetária. É um desafio moral e espiritual a toda a humanidade," afirmou o antigo Vice Presidente Al Gore dramaticamente quando aceitou o seu Prémio Nobel da Paz.
Mas assim que a cortina desceu sob a brilhante cerimónia de prémios, uma pergunta surgiu: Irá a nossa crescente consciência ambiental salvar-nos da crise ecológica?
Para tomar controlo sobre a crise ecológica, primeiro precisamos de compreender as suas causas subjacentes ao examinar a Natureza e os seus sistemas.
Investigadores de sistemas naturais na física, biologia, química e outras ciências aprenderam que todos os componentes da natureza existem em constante equilíbrio. Estes elementos estão tão interligados e interdependentes que prejudicar sequer o mais pequeno pormenor pode tornar todo o sistema desequilibrado.
Os Macacos Sabem Melhor
O segredo do equilíbrio da Natureza é preocupação reciproca entre todas as suas partes. A preocupação reciproca é mais evidente no reino animal: dos insectos e mamíferos que claramente demonstram preocupação um pelo outro, tais como as formigas, abelhas, macacos e elefantes, até aos mais simples micróbios dentro de nossos corpos, que se ajudam uma o outro a encontrar compósitos de ferro. Investigadores descobriram que a partilha existe entre as espécies vegetativas e até as partículas inanimadas executam acções mutuas para suster o objecto que elas formam.
A Drª Jane Goodall, que dedicou a sua vida a estudar os chimpanzés nos seus habitats naturais, resumiu a sua experiência extensiva de viver na Natureza: "Eu descobri o que tem sido descrito como a paz além de toda a compreensão, e se queremos sentir a paz no mundo hoje, essa é a paz à qual devemos apontar para trazermos dentro de nós."
Homem vs. Natureza
Ao contrário de todas as outras criaturas, os humanos continuamente perturbam o equilíbrio perfeito dos sistemas da Natureza. Eles exploram o ambiente, têm prazer no sofrimento dos outros, e elevam-se a si mesmos sobre a ruína dos outros. Certamente, não estamos sempre conscientes das nossas acções. Mas na Natureza, ignorância da lei não o livra da punição.
Realizemos-o ou não, somos partes integras da Natureza. Então, quando tratamos o nosso ambiente egoisticamente e o tentamos explorar, trazemos desequilíbrio em todo o sistema.
Em resposta, a Natureza faz tudo possível para reequilibrar os seus sistemas. A sua resposta é automática, tal como quando a pressão aumenta no núcleo da terra a tal medida que a camada externa da terra não a pode mais suster, e um vulcão entra em erupção.
Enquanto que os minérios, plantas e animais são instintivamente conduzidos a manter o equilíbrio natural, o homem tem a oportunidade única de estar equilibrado com a Natureza de livre escolha. Este é o papel especial do homem na Natureza. Caso escolhamos equilibrar-nos a nós mesmos com a Natureza, iremos elevar-nos a um novo nível de existência e experimentar a perfeição que abunda na Natureza.
A Crise Ecológica É Meramente um Sintoma
Os problemas ecológicos que vemos são apenas sintomas indicando que estamos desequilibrados com a Natureza. Para resolver a crise ecológica, precisamos de aprender as leis que operam na Natureza e implementar os mesmos princípios na nossa sociedade.
Por outras palavras, temos de levar a cabo a lei geral da Natureza, no nível humano. Isto significa adoptar o principio da Natureza de reciprocidade e preocupação pelo próximo.
Significa isto que todas as pessoas são supostas a se preocuparem pelas necessidades dos outros? Sim, soa algo utópico. Mas na verdade, no mundo de hoje, tudo o resto além de amor entre os seres humanos parece fazer sentido para nós: violência, crime, abuso de drogas, depressão, suicídio, pobreza e segregação todos são considerados rotina e prováveis de acontecer. Mesmo que não encorajemos nenhuns destes males, vemos-os como "efeitos-colaterais" das nossas vidas, certo?
Errado. Na verdade, todos os acima mencionados são completamente antinatura.
A Natureza é impecável e trabalha em perfeita harmonia. Todos os problemas no mundo vêem da nossa incongruência com as leis da Natureza. Porque não nos apercebemos que somos parte integra da Natureza, tendemos a pensar que a nossa atitude egoísta de uns para os outros não está relacionada a problemas tais como a crise ecológica. Na prática, porém, tudo o que fazemos afecta todo o nível da Natureza, incluindo a ecologia.
O nosso desdém pelo ambiente anda de mão dada com o nosso desdém de uns com os outros. Então, não podemos verdadeiramente tentar corrigir os nossos relacionamentos com o ambiente enquanto ignoramos os nossos relacionamentos entre nós.
O chamado sincero de Al Gore ao mundo para acordar e enfrentar o nosso desafio ambiental é definitivamente importante. Mas para o realizar, precisamos de um método que nos irá permitir a revelar o quadro completo da Natureza, e que nos irá permitir encontrar equilíbrio com todos os seus elementos, incluindo uns com os outros.
Nos seus livros, os Cabalistas soletram precisamente tal método. Eles descrevem um caminho passo-a-passo que irá levar a uma verdadeira e positiva mudança. Esta mudança ao corrigirmos as nossas relações uns com os outros e leva à perfeição em todo o reino das nossas vidas.
Materiais Relacionados:
Obtenha um curso gratuito no Bnei Baruch Learning Center! Inscreva-se para começar um curso de aprendizagem própria imediatamente &/ou juntar-se ao curso de vídeo ao vivo que começa a 6 de Janeiro, 2010. Clique aqui para se registar
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal