O Zohar: “Quem é aquela elevação do deserto, como pilares de fumo?” (Cântico dos Cânticos), no tempo em que Israel caminhou pelo deserto.
Uma pessoa no caminho espiritual atravessa estados de escuridão, vazio, e vários problemas, e ela deve elevar-se constantemente acima de tudo isto ao adquirir a qualidade de dar..
A Shechina caminhou à frente deles, e eles seguiram-a.
Se uma pessoa pede ajuda para que ela tenha algo para seguir, se ela escolhe seguir o Criador em vez da sua natureza egoísta, então ela vê um "pilar de fogo" e "nuvens de grandeza" – sinais que a ajudam a ascender a escada espiritual.
“A Shechina andou à frente deles” significa que o seu único pensamento era sobre como se unirem numa reunião de almas, chamada Schechina.
A Schechina caminhou acompanhada de todas as nuvens de grandeza. E quando a Shechina ascendeu, também Israel o fez, como está escrito, “Quando a nuvem elevou-se acima de Sinai.”
Quando a Shechina ascendeu, a nuvem elevou-se ao ponto mais alto. E todos os que habitavam o mundo viram e questionaram-se, “Quem é aquela elevação do deserto, como pilares de fumo?”
Os desejos que são capazes de seguir a Shechina fazem-o. E os que ainda não são capazes de a seguir são chamados “as nações do mundo.” Contudo, eles também recebem uma revelação, e quando todos ascendem, estes desejos também avançam com eles.
É assim que uma pessoa avança ao clarificar que desejos dentro dela são chamados "Israel" (directamente ao Criador), "nações do mundo" (os desejos que ela é incapaz de corrigir por agora), "Klipot" (desejos que são completamente indignos de correcção até ao fim de todas as correcções). Uma pessoa classifica continuamente os seus desejos e sacrifica-os, causando o fumo sacrificial a surgir, que significa que ela muda a sua utilização de "para meu próprio bem" para "pelo bem do Criador." Fumo (“Ashan” em Hebraico, é também traduzido como "mundo, ano e alma") é a Luz Reflectida.
Se uma pessoa trabalha sobre si mesma desta maneira, classificando os seus desejos e apegando-os ao Criador, então Ela alcança similaridade com Ele. Então ela eleva a Luz Reflectida e abre o caminho para o próximo grau. Por outras palavras, ela revela constantemente um novo mundo, um novo ano, e uma nova alma.
IN LAITMAN.COM