Uma pergunta que recebi: Quando lendo os livros de Baal HaSulam, você consegue sentir um verdadeiro grito por elevação espiritual, mas porque não temos nós este grito. Porque é isso?
A Minha Resposta: Ele grita por isso pois ele sabe e vê a verdadeira situação. Quando uma mãe sabe que a sua criança está doente, ela grita por dentro, mas a criança pode não sentir qualquer dor e ainda assim continuar a brincar no seu berço. Ele tem febre mas não faz ideia que possa ter sido causada por pneumonia ou um vírus. A mãe sabe, mas a criança não.
Olhando para nós, Baal HaSulam grita certamente, mas nós não estamos terrivelmente preocupados. Somos um pouco como uma pessoa que está a cair de um edifício de dez andares mas que permanece calma. "Como vai a vida?" Alguém lhe pergunta à medida que ele passa pelo oitavo andar. "Até agora tudo bem," responde ele.
E ele tem razão – até agora tudo bem. Desta forma, devemos considerar as palavras de Baal HaSulam quão seriamente como consideraríamos a opinião de um médico; porém, não ao ponto que nos assustem, mas para nos promover a nos corrigir. Correcção é o único remédio para a nossa enfermidade. E mesmo que o remédio não seja simples, ele não irá apenas restaurar a nossa vida, mas também nos ajudará a alcançar a perfeição.
A ciência da Cabala não é dirigida a melhorar a nossa situação neste mundo; pelo contrário, nunca iremos ter paz aqui. As situações à nossa frente apenas se irão tornar mais perigosas até que compreendamos que temos de fazer as correcções necessárias. Entrámos numa nova era, uma em que toda a humanidade se irá elevar a um nível superior.
Mas há uma força preparada para nós chamada “Mashiach,” que nos puxa (Moshech) do desejo egoísta para o desejo de dar. Devemos utilizar esta força.
IN LAITMAN.COM