As noções usadas na ciência da Cabala diferem de tudo a que estamos habituados na nossa vida quotidiana. Na Cabala, “o Criador” é uma força de Dar, a força universal da Natureza. Existimos na Natureza, no Criador, e temos de pedir ajuda à Natureza para nos elevarmos acima do nosso próprio “conhecimento”, acima da qualidade de recepção.
Uma pessoa quer receber em prol de si mesma e satisfazer-se com tudo o que parece atractivo. A certa altura no entanto, começa a analisar-se e então vê que a sua estratégia sem fim para se auto-satisfazer é fútil. Ela cresce cansada da persecução, sente que é mentira e que não a leva a lado nenhum. Percebe que não há por aí nada mais elevado que os pensamentos constantes de como se satisfazer a si mesma e estar escravizada a estes pensamentos.
Uma pessoa então chega a um lugar onde pede que o Criador substitua esta qualidade para que possa começar a viver acima da sua natureza e acima do seu corpo, que a controla e a força a receber. Ela começa a definir outros objectivos e a procurar novos horizontes, uma vez que agora deseja o contacto com a Força Superior, a força de dar.
Ela quer que o seu vazio interior seja preenchido por esta Força, receber respostas às suas questões desta Fonte segura, eterna e perfeita. Precisa de sentir que está a fazer as coisas que realmente valem a pena. Uma pessoa percebe que antes desta percepção, estava enganada e foi compelida de um desejo para outro. Mas agora deseja o conhecimento autêntico acerca da vida e acerca do mundo no qual vive.
Contudo, ainda vive num corpo, não na alma, e a sua mente “animal” pensa apenas sobre as necessidades do corpo. De forma a receber uma resposta do Criador, ela precisa de abrir um novo desejo acima do seu corpo, acima do seu “animal”.
A pessoa tem de alcançar uma dimensão superior e estabelecer uma ligação entre o seu “eu” espiritual e o Criador – a Força eterna que a governa a ela e a toda a gente à sua volta.
IN LAITMAN.COM