O Kli (recipiente) é uma forma impressa pela Luz dentro do desejo. É a tentativa do desejo de alcançar um estado especial de forma a alcançar o preenchimento. Se eu procuro alguma forma especifica de preenchimento, isso significa que o meu desejo já adquiriu a "forma" e propriedade do que eu desejo.
Esta Luz já está presente em mim, mas ela existe sob a forma de um registo de informação (Reshimo), na forma de vazio, uma figura oca. Eu não a sinto como preenchimento, nem sinto eu prazer.
Na espiritualidade, estes estados são adjacentes um ao outro. O mesmo se aplica ao mundo material: quando eu quero algo, eu posso vê-lo e senti-lo, então que mais preciso de fazer de forma a obter? Eu tenho de fazer um esforço!
Por outras palavras, eu tenho de adicionar uma nova sede ao meu já existente desejo para que se torne possível revelar a "grande Luz" a qual chamamos preenchimento dentro da pequena Luz chamada “Reshimo.” O tamanho da Luz depende do tamanho do desejo.
Eu sinto uma deficiência no preenchimento porque a Luz já existe e está a brilhar sobre mim à distância, despertando o meu Reshimo e forçando-me a me esforçar para ele. A diferença entre Reshimo e preenchimento depende apenas do meu desejo, dado que a Luz é eterna e permanente. Reshimo é a Luz dentro de mim que ainda não se manifestou dentro dos meus desejos.
Eu devo acelerar os meus esforços para aumentar a intensidade dos meus desejos e revelar o preenchimento que já existe dentro de mim. Devido à baixa intensidade dos meus desejos, eu sinto-os como Reshimo, como uma falta de preenchimento.
Eu existo num oceano de Luz eterna, constante e sem fim, mas não o consigo sentir dado que eu não tenho contacto com ela, nem possuo eu quaisquer qualidades comuns com ela. Mesmo que o mais pequeno pedaço de desejo pela Luz surge em mim, eu começo a sentir a Luz.
Por um lado, o mais pequeno dos sentimentos confirma que a Luz existe, mas por outro lado, faz-me arrepender do facto de que não o sinto na sua capacidade total. O arrependimento que sinto como resultado de não sentir a Luz no seu nível final é chamado “Hissaron” (uma falta de preenchimento), e este empurra-me para me esforçar mais para alcançar a Luz.
Quando eu começo a aumentar o meu nível de esforço, a Luz que sinto no meu desejo mais fraco como Reshimo transforma-se em preenchimento. A Luz é imutável, mas à medida que o meu desejo cresce, o que eu desejo torna-se real.
Eu estou sempre dentro de um oceano de Luz, e a diferença inteira é se me posso expor a mim mesmo a ela numa pequena ou maior escala.
IN LAITMAN.COM