Os Cabalistas têm uma regra de não falar de qualquer coisa, excepto do que eles realmente alcançaram, onde alcançar significa o mais alto grau de compreensão. Por outras palavras, até alcançarmos uma compreensão absolutamente clara, até que o conhecimento passe das primeiras nove Sefirot para Malchut, não é chamado alcance.
Então qual é o papel da imaginação e da fantasia? Por que nos são dadas essas qualidades? Sem imaginação, o avanço é impossível, e nós vemos isso a partir da ciência normal. Você pode usar a sua imaginação, mas a coisa mais importante é não tomá-la por algo que está realmente a acontecer. No entanto, sem a imaginação você seria um animal, e não um ser humano.
Todo o mérito do homem sobre os animais vem da nossa capacidade de sentir as primeiras nove Sefirot, fantasiar e fazer conjecturas para além de uma percepção real e alcançada. Um animal só vive dentro de Malchut, a matéria, e sente apenas as formas que a vestem. Nós, no entanto, somos capazes de imaginar uma forma abstracta e essência, e isto nos permite desenvolver e de sermos chamados de seres humanos.
No entanto, estamos proibidos de usar o nosso conhecimento imaginado até que entre na nossa matéria, assim como é com os animais. Isto constitui um paradoxo. Nós estamos sempre orgulhosos de sermos humanos, de se ter uma mente que está acima do nosso corpo animal. No entanto, não podemos confiar nela até que ela aja para o benefício do corpo, dentro do desejo.
No Partzuf espiritual, verificamos os nossos desejos sob uma tela, e a cabeça apenas executa um cálculo. Assim, tudo ocorre de acordo com a matéria que é capaz de assumir a forma de dar. Tudo o resto é os nossos desejos externos, e não podemos utilizá-los já que não estamos em controlo deles.
Primeiro, temos que os juntar a nós mesmos, e aceitar toda a Luz neles. Então, toda a realidade será unificada e seremos capazes de utilizar esses desejos. Esta será a nossa correcção.
Até então, formas abstractas só nos ajudam a caminhar em direcção à completa correcção. Com a ajuda delas, nós somos capazes de nos conectar ao Nível Superior, porque somos capazes de ver e verificar as coisas, no entanto, na prática não podemos usá-las.
Os nossos maiores problemas na vida vêm do facto de que nós atribuímos o que nós desejamos, à realidade e construímos planos baseados em fantasias, separando assim da matéria. A Cabala aconselha-nos a fantasiar de forma abstracta sobre o Nível Superior e sobre o futuro, mas depois, trabalhar sobre nós mesmos, para "puxarmos" os nossos desejos e matéria para o nível da fantasia. Então, a forma abstracta veste a matéria, nós mudamos em vez de simplesmente confundirmos as nossas fantasias com a realidade.
IN LAITMAN.COM