Uma pergunta que recebi: Posso eu olhar para o meu amigo de formas diferentes: por vezes como estudante, por vezes como professor e por vezes como um igual?
A Minha Resposta: Você pode encontrar todos os três relacionamentos em qualquer estado.
Estes são também os mesmos relacionamentos que eu tenho com o Criador. Ele é maior que eu, mais pequeno que eu e igual a mim.
- Se eu me quero unir com o meu amigo, então tenho de o ver como uma pessoa muito importante, pois apenas então terei eu o desejo de me unir com ele. É por isso que tenho de o ver como uma das maiores e mais importantes pessoas no mundo, que me irá capacitar a conectar ao Criador. Ele tem de ser tão importante para mim como o Criador. Se o grupo me dá a força e a oportunidade de alcançar o Objectivo Superior, então eu irei ver os seus membros como grandes pessoas, nas quais o meu destino depende. Eu seria capaz de pagar o que quer que fosse para que eles me aceitem. Eu estarei pronto a me inferiorizar de forma a me ligar a eles.
- Porém, quando penso sobre tornar o grupo mais forte, então eu olho para eles de cima e penso sobre como os posso ajudar e inspirar. Então eu vejo-os como mais pequenos que eu. Eu quero influência-los e dar-lhes mais energia.
- Se estamos a falar sobre união no grupo, então todos são iguais. Depois de os valorizar como sendo mais elevados que eu, e depois de eu ser mais alto que eles, então nos tornamos iguais e nos unimos uns com os outros. É por isso que somos chamados amigos.
Desta forma, os estados não mudam na sua atitude para o grupo e para o Criador. A única coisa que muda é a forma como os vemos: pode ser grande, pequeno ou igual. Uma pessoa deve verificar sempre como pode ele suplementar cada uma destas três atitudes, de forma a avançar ainda mais – para maior união com os amigos e o Criador.
- Ele é maior pois Ele me dá a força e determina todos os meus pensamentos e desejos.
- Ele é mais pequeno que eu pois Ele depende de mim. Eu posso dar a Ele, eu posso fazê-lo sentir bem, e neste respeito Ele depende de mim. Então acontece que Ele é mais pequeno que eu. A sua dependência é muito similar a como os pais depende da sua criança.
- Ele é igual a mim pois apenas iguais podem alcançar a adesão – unirem-se com uns e outros de forma a receberem uns dos outros e darem uns aos outros.
IN LAITMAN.COM