O Zohar: “Consequentemente eles não irão comer… a veia femoral (Gid HaNasheh). Esta é proibida até para prazer, e é proibida até para um cão.
Porque é ela chamada “Gid HaNasheh”? Porque ela causa movimento (“Menashe”); ela movimenta as pessoas para mais longe de servir o Criador. E aí a inclinação do mal está incutida.
Aqui O Zohar explica que desejos da soma total dos nossos desejos podemos usar, e os que não podemos, assim como os corrigir e os lidar um ao outro. Todos estes desejos são egoístas, em prol de prazer próprio, e desta forma, temos de colocar certas restrições em efeito quando os usando.
Podemos corrigir desejos com Aviut (densidade) abaixo de um certo nível ao os usar em prol de doar – isto é, de receber em prol de doar. Em relação aos desejos com Aviut acima desse nível, podemos usa-los apenas ao dar em prol de doar.
Além disto, existem outros desejos que não devemos usar de todo, mas apenas os restringir. As palavras "não devemos" e "impossível" significam "somos incapazes." Este é o único tipo de proibição que existe no mundo espiritual.
Porém, porque os nossos desejos estão corruptos para começar, como está escrito "Eu criei a inclinação do mal," o primeiro passo no nosso caminho é expor o mal. Depois disso podemos avançar ao corrigir os nossos desejos – ao mudar a sua intenção de os usar da "recepção" para o "dar," do fácil para o difícil, do simples ao complexo.
O Zohar explica que nos é dada a oportunidade de revelar o quadro completo em todo o estado; mas, só o podemos revelar a um pequeno grau, como se estivesse comprimido, como se estivéssemos a fazer zoom sobre ele. Desta forma, em cada estado temos todos os desejos, a alma completa. Por outras palavras, o mesmo Mundo do Infinito está constantemente a nos ser mostrado a nós numa medida diferente ou resolução.
Mas qualquer que seja o caso, precisamos de discernir todo o desejo em todo o estado. Desta forma, embora não tenhamos alcançado o estado de sermos capazes de corrigir grandes, sublimes desejos especiais, lendo todavia sobre estes desejos, que ainda não nos foram revelados a nós no nosso trabalho espiritual individual, despertamos as Luzes nesses níveis, e estas Luzes por sua vez corrigem-nos.
IN LAITMAN.COM